Recomendações de especialistas para cultivar espinafre

Além da rusticidade, o espinafre é resistente a pragas e doenças mais comuns da horticultura

Recomendações de especialistas para cultivar espinafre

Em geral, o espinafre consumido no Brasil é originário da Austrália e da Nova Zelândia. Os maiores produtores brasileiros estão concentrados no Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “Além da sua rusticidade, essa hortaliça é resistente a pragas e doenças mais comuns da horticultura”, afirma João Tessarioli Neto, engenheiro agrônomo e professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo.

Clima e solo


O espinafre se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 18°C e 24°C. Em locais mais quentes, a hortaliça é plantada de março a julho. Temperaturas excessivamente elevadas impactam no crescimento e  florescimento do espinafre. Em relação ao solo, ele deve apresentar textura média e alta fertilidade, além de ser leve.

Preparo das sementes


Uma forma de fazer com que a germinação do espinafre acelere é com o preparo das sementes. Para isso, elas devem ser submersas em água, por 24 horas, antes do plantio. Se a opção do horticultor for o plantio direto, em cada cova, devem ser depositadas duas a três sementes a dois centímetros de profundidade.

Espaçamento


O espaçamento a ser utilizado deve considerar a cultivar de espinafre e a época de cultivo, além de outros importantes aspectos. Segundo especialistas, os espaçamentos ideais devem respeitar as distâncias de 30 x 20 centímetros, ou ainda 30 x 30 centímetros.

Plantio e transplante


O plantio de espinafre pode ser feito, em local definitivo ou em sementeiras, para posterior transplante. Embora também seja possível cultivar essa hortaliça em vasos, o ideal são canteiros com cinco a dez metros quadrados. Assim que as mudas apresentarem entre quatro e cinco folhas, o que ocorre ao longo de 30 dias, elas podem ser transplantadas.

Adubação e calagem


De quatro em quatro anos, deve ser incorporado no solo cerca de 150 gramas de calcário. Quanto ao adubo, ele deve ser incorporado anualmente no solo. Nesse caso, são utilizados cinco quilos de esterco curtido, por metro quadrado, junto a 150 gramas de NPK (4-14-8) por metro quadrado.

A primeira adubação de cobertura deve ser realizada 30 dias após a germinação, com a incorporação de 20 gramas de sulfato de amônio ou NPK (10-0-10) por metro quadrado. Já a segunda, 50 dias, a partir da germinação, na mesma quantidade.

Irrigação


Nos primeiros 40 dias, o espinafre deve ser irrigado, diariamente, com cinco litros de água por metro quadrado. Daí em diante, o volume de água dobra, mas as regas reduzem (a cada dois dias).

Colheita


A colheita de espinafre é feita 80 dias após o plantio, com o corte dos ramos maiores das hortaliças com folhas verde-escuras.

Conheça os Cursos CPT:

Horta Caseira - Implantação e Cultivo

Aplicação Econômica de Adubos

Projeto de Irrigação Localizada

Fonte: Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 25-08-2020 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.