Você sabe quais os benefícios da berinjela para a saúde?

Com fruto oval, alongado e macio, a berinjela possui proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de ser fonte de minerais e vitaminas

Você sabe quais os benefícios da berinjela para a saúde?

Segundo João Tessarioli Neto, professor do Curso CPT Horta Caseira - Implantação e Cultivo, a berinjela (Solanum melongena) pertence à família das solanáceas. Nasce de plantas arbustivas, com caule semilenhoso e folhas grandes. Chega a atingir mais de um metro de altura e possui flores roxas. Os frutos ovais, alongados e macios possuem proteína, cálcio, ferro e fósforo, além de serem fonte de minerais e vitaminas, com valor nutricional comparado ao do tomate.

Fortalece o sistema imunológico


Além de apresentar antioxidantes, que combatem os radicais livres, a berinjela fortalece o sistema imunológico graças a seus poderosos fitonutrientes. Sem falar que a hortaliça apresenta ação antimicrobiana e antiviral evitando o ataque de agentes patógenos causadores de infecções.

Previne doenças cardíacas


O consumo regular de berinjela garante a manutenção da boa saúde do coração. Além de apresentar muitas fibras, a hortaliça possui antioxidantes e betacaroteno, o que reduz o LDL (colesterol ruim), regula a pressão sanguínea e previne uma série de doenças cardíacas.

Previne coágulos sanguíneos


Como contém vitamina K e bioflavonoides, a berinjela fortalece os capilares sanguíneos e previne coágulos. Sem falar que a hortaliça consegue eliminar os coágulos sanguíneos já formados no organismo.

Combate o diabetes


Pacientes com diabetes tipo 2 desfrutam de inúmeros benefícios ao consumirem berinjela. Como contém carboidratos e fibras solúveis, a hortaliça reduz a absorção de glicose pelo organismo. Com isso, ela consegue controlar efetivamente o açúcar no sangue.

Previne o câncer


A tripsina contida na berinjela inibe a protease e, consequentemente, neutraliza as células cancerígenas. Nesse sentido, sua inclusão na dieta ajuda a prevenção de diversos tipos de câncer, o que é extremamente benéfico ao indivíduo.

Fortalece os ossos


A vitamina K e o mineral cobre contidos na berinjela fortalecem os ossos. Quando as pessoas envelhecem, elas apresentam perdas ósseas, principalmente pela deficiência de cobre, o que causa uma doença chamada osteoporose. Daí a importância de se consumir essa hortaliça.

Melhora a memória


O cérebro saudável retém e atualiza a memória graças aos nutrientes fitossanitários e à nasunina (antioxidante). Ambos estão presentes na berinjela e protegem as membranas celulares do cérebro contra danos. Como resultado, a memória melhora surpreendentemente.

Melhora a digestão


Fonte de fibras solúveis, a berinjela auxilia a digestão, além de proteger o trato digestivo. Sem falar dos potentes antioxidantes que, em conjunto com as fibras, regulam o movimento intestinal, o que evita uma série de problemas, inclusive, a constipação.

Conheça os Cursos CPT da Área Agricultura:

Cultivo Orgânico de Alho, Cenoura, Baroa, Beterraba e Batata-Doce

Cultivo Orgânico de Brócolis, Couve-flor e Repolho

Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino

Fonte: frutiferas.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 16-07-2021 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Guia Básico de Irrigação

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.