Você sabia que o Brasil produz lúpulo?

O lúpulo é um vegetal originário do Hemisfério Norte onde a baixa temperatura e a incidência solar são propícias à cultura. Sua adaptação ao clima do Brasil é bastante difícil, principalmente por nossa latitude ser baixa.

Um engenheiro agrônomo da região de São Bento do Sapucaí (SP) produz lúpulo com êxito na cultura

Você sabia que o Brasil produz lúpulo?

O lúpulo é um vegetal originário do Hemisfério Norte onde a baixa temperatura e a incidência solar são propícias à cultura. Por tais motivos, sua adaptação ao clima do Brasil é bastante difícil, principalmente por nossa latitude ser baixa, com pouca oscilação do período de luz. É importante ressaltar que o lúpulo necessita entre nove e 14 horas diárias de sol. Como raras são as regiões do país que oferecem essas condições favoráveis, importamos lúpulo dos Estados Unidos e da Alemanha.

Ainda assim, somos o terceiro maior fabricante de cerveja na esfera mundial. Afinal produzimos anualmente 14 bilhões de litros da bebida. Percebendo o grande potencial dos brasileiros para produção de cerveja, Rodrigo Veraldi, engenheiro agrônomo e habitante da região de São Bento do Sapucaí (SP), passou a produzir lúpulo e obteve êxito na cultura. Mas o clima frio, típico da Serra da Mantiqueira, e o processo seletivo da cultivar ajudaram bastante.

O insucesso do primeiro cultivo não impediu que Rodrigo continuasse a investir em seu sonho. Em 2014, o agrônomo uniu-se à Brasil Kirin e, juntos, realizaram o plantio de lúpulo em uma área de 1 hectare. O sucesso da safra permitiu que o lúpulo colhido fosse matéria-prima da edição especial da cerveja Baden Baden. E as projeções indicam que a cultivar será viável economicamente daqui a cinco anos.

Segundo a Brasil Kirin, o investimento no lúpulo brasileiro é bastante promissor, pois, a cada ano, o Brasil aumenta as produções de cerveja artesanal e premium. Dados recentes da Associação Brasileira da Indústria de Cerveja indicam que a produção dessas bebidas corresponde a 6% das vendas no mercado nacional. Inclusive é esperado um aumento de 19,1% no segmento em 2017.

De acordo com Alexandre Candido, gerente de marketing de cervejas especiais da Brasil Kirin, o lúpulo produzido no Brasil fortalecerá a cultura cervejeira e aquecerá o mercado da bebida. Para incentivar o plantio do lúpulo nacional, a empresa tem oferecido aos produtores rurais mudas de lúpulo a preços bem acessíveis.

Atualmente, o cultivo de lúpulo no país ainda é bem tímido, sendo presente em alguns estados do Sul e Sudeste. Em algumas cidades do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Mato Grosso e na Bahia, os agricultores empregam técnicas que favorecem o cultivo de lúpulo. Além de fornecer à planta luz após o pôr do sol na primavera, eles utilizam na cultura produtos estimuladores para a brotação uniforme da erva.

Fonte: Revista Globo Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Como Montar Uma Microcervejaria e Produzir Cerveja Artesanal, em Livro+DVD ou Online, elaborado por Adonay Anthony Evans, engenheiro agrônomo e sócio da Dragon Bier.

Andréa Oliveira 03-08-2017 Agricultura - tudo sobre os principais produtos agrícolas do Brasil

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.