9 pimentas que você encontra no Brasil

Pimentas trazem alegria para qualquer prato, saiba quais temos aqui!

9 pimentas que você encontra no Brasil   Artigo CPT

As pimentas são muito utilizadas para trazer sabores diferentes e picantes aos pratos, no Brasil existem algumas cultivares que podem ser encontradas, a professora Roseane Mendonça do Curso CPT de Produção e Processamento de Pimenta, trouxe aqui 9 cultivares de pimenta que podem ser utilizadas na culinária para enriquecer seus pratos.


1. Pimenta Malagueta (Capsicum frutescens)

É plantada praticamente em todo Brasil. É uma planta arbustiva, vigorosas, que mede entre 0,90 e 1,20 m e bastante ramificadas. Os frutos são alongados e, quando maduros, são de coloração vermelha, bem picantes, com 1,5 a 3,5 cm de comprimento e 0,3 a 0,5 cm de diâmetro. É produzida em cachos com três a cinco frutos voltados para cima. A colheita inicia-se aos 110–120 dias após a semeadura. As pimentas malaguetas são utilizadas principalmente para consumo fresco, no preparo de conservas e molhos.


2. Dedo de moça (Capsicum baccatum)

Também é conhecida por “chifre de veado”, ainda que esta denominação possa estar associada a um tipo de fruto de maior tamanho e, às vezes, de coloração vermelha mais intensa. A pimenta “dedo de moça” é uma planta arbustiva, com cerca de 1,0 m de altura. O caule é bastante tortuoso. Os frutos são alongados, um pouco curvos e medem cerca de 7,5 cm de comprimento, 1,0 a 1,5 cm de diâmetro e, quando maduros, são bem vermelhos. Neste grupo de pimentas a pungência é mais suave que a malagueta e o processo de murchamento do fruto pós colheita é menos intenso que na malagueta.


3. Pimenta Cumari ou Cumarim (Capsicum praetermissum)

As plantas possuem geralmente porte menor que as pimentas anteriormente caracterizadas e internódios mais curtos. É uma planta semi-arbustiva, com altura entre 70 e 90 cm. Os frutos são arredondados com cerca de 0,5 cm de diâmetro ou um pouco ovalados com 0,6 a 0,7 cm de comprimento e diâmetro de 0,5 cm. É muito picante e ligeiramente amarga. É encontrada em estado selvagem, crescendo sob árvores diversas e capoeiras. No meio rural e indígena, as plantas crescem formando verdadeiros arbustos, sendo colhidas por alguns anos.


4. Pimenta-de-cheiro e pimenta de bode (Capsicum chinense)

Na realidade pode ser considerado um grupo em razão da expressiva e bela variabilidade no formato e cor dos frutos. A pimenta-de-cheiro é encontrada em tom amarelo leitoso, amarelo-claro, amarelo forte, alaranjado, salmão, vermelho e até preto e é predominante no Nordeste, Norte e Centro-oeste brasileiro.


5. Pimenta biquinho

Vermelha, arredondada e com a ponta em formato de bico. A planta é arbustiva, com altura entre 0,80 e 1,20 m. Tem gosto suave. É cultivada principalmente na região do Triângulo Mineiro, no estado de Minas Gerais, consumida mais na forma de conservas.


6. Pimenta caiena

O fruto é alongado. Comprimento entre 8,0 e 12,0 cm e diâmetro de um a dois cm. A coloração é verde ou avermelhada. Está entre os tipos mais fortes e é muito empregada na culinária mexicana. Pode ser consumida in natura, mas geralmente, é utilizada na forma desidratada ou em pó.


7. Pimenta cambuci

Com formato achatado, tem coloração verde-clara, medindo de 5,0 a 7,0 cm de diâmetro. É um tipo de pimenta mais doce e suave.


8. Pimenta Tabasco

A pimenta tabasco é a mais conhecida nos Estados Unidos e tem sido cultivada no estado do Ceará, para exportação, na forma de pasta. Distingue-se da malagueta pela coloração dos frutos durante a maturação, passando de verde para amarela ou alaranjada e só depois para vermelha. Os frutos são picantes, com 2,5 a 5,0 cm de comprimento e 0,5 cm de largura.


9. Pimenta-do-reino

É uma planta trepadeira perene e tem sua origem na Ásia, principalmente na Índia. O Brasil é um dos grandes produtores de pimenta-do-reino, sendo o estado do Pará o maior produtor. Essas cultivares a
presentam algumas especificidades para o seu cultivo, mas, de forma geral, o cultivo para os diversos tipos é bastante semelhante. Vamos aqui discutir essas bases para o cultivo das pimentas, em geral.



Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria.
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 20-05-2022 Agroindústria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.