Permitida comercialização da cana modificada geneticamente

Aprovado uso comercial da cana geneticamente modificada. A aprovação do uso comercial da cana geneticamente modificada é um avanço significativo do setor sucroenergético brasileiro.

A aprovação do uso comercial da cana geneticamente modificada é um avanço significativo do setor sucroenergético brasileiro

Aprovado uso comercial da cana geneticamente modificada

Recentemente foi aprovado o uso comercial da cana geneticamente modificada. A iniciativa foi da CTNBio - Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, que autorizou a comercialização da primeira cana-de-açúcar do mundo submetida à mudança genética. Conhecida como CTC 20 Bt, a nova variedade foi fruto do trabalho dos pesquisadores do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira. Antes da aprovação, a cana foi avaliada criteriosamente até ser constatada sua segurança à saúde humana e animal, bem como ao meio ambiente.

Uma das principais vantagens da Cana Bt é a resistência à broca-da-cana. Esta é uma praga que assola as lavouras de cana, com prejuízos de R$ 5 bilhões ao ano, pois quando acomete a cultura reduz drasticamente sua produtividade. Na verdade, a aprovação do uso comercial da cana geneticamente modificada é um avanço significativo do setor sucroenergético brasileiro. As projeções são para expansão das variedades de cana resistentes à broca com adaptabilidade regional.

Não somente serão desenvolvidas novas variedades de cana com resistência à broca-da-cana, como também a outros insetos nocivos à cultura. Outra característica esperada pelos pesquisadores é a tolerância da cana em relação aos herbicidas. De acordo com Gustavo Leite, presidente do CTC, graças à Cana Bt, o produtor rural facilitará a logística, aprimorará a gestão ambiental de suas atividades e alcançará grande lucratividade.

O mais surpreendente é que tanto o açúcar como o etanol obtidos da Cana Bt são similares aos derivados da cana-de-açúcar comum. Para distribuir as mudas e monitorar o plantio da cana geneticamente modificada, o CTC desenvolverá, o quanto antes, um trabalho em parceria com os agricultores. É importante ressaltar que a propagação da Cana Bt é parecida à da variedade de cana convencional, o que facilitará o processo.

Fonte: Canal Rural.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Luiz Antônio de Bastos Andrade, Mestre em Fitotecnia, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Andréa Oliveira 14-06-2017 Agroindústria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.