Aumento da sacarose melhora qualidade da cana

Aumento da sacarose melhora qualidade da cana. Com o aumento de açúcar na cana da safra de 2017, o teor de ATR - Açúcar Total Recuperável, atingiu 137 quilos/tonelada.

Com o aumento da sacarose na cana da safra de 2017, o teor de ATR - Açúcar Total Recuperável, atingiu 137 quilos/tonelada

Aumento da sacarose melhora qualidade da cana 

No Brasil, os principais produtores de cana são Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Entretanto, devido ao longo período de seca, a safra de 2017 apresentou menores índices quando comparada a de 2016. Segundo dados da Única - União da Indústria de Cana-de Açúcar, foram moídas, no Centro-sul do país, 552 milhões de toneladas de cana - 10 milhões a menos em relação a 2016. A boa notícia é que a cana produzida melhorou a qualidade.

"A qualidade da cana-de-açúcar deve ser entendida como o conjunto de características da matéria-prima compatível com as exigências da indústria. Nesse sentido, a cana deve atender a um conjunto de características de produção, que definam sua qualidade e tenham influência no seu processamento", afirma Luiz Antônio de Bastos Andrade, professor do Curso a Distância CPT Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, em Livro+DVD e Online, da Área Agroindústria.

Embora a região produtora tenha passado maus momentos com a longa estiagem (junho a setembro), houve um aumento bastante significativo na concentração de sacarose. Com o aumento de açúcar na cana da safra de 2017, o teor de ATR - Açúcar Total Recuperável, atingiu 137 quilos/tonelada. Isso corresponde a três quilos a mais por tonelada quando comparado a 2016.

De acordo com Manoel Ortolan, presidente da Canaoeste, a cana em fase de crescimento gasta energia e queima açúcar. Por outro lado, no momento em que a cana cresce menos, ela acumula mais açúcar. Ou seja, na seca, como a cana apresenta uma considerável redução em seu desenvolvimento, o nível de sacarose aumenta. Ainda que a produtividade tenha sido reduzida, o padrão da cana melhora (mais açúcar).

Fonte: Globo Rural.

Confira o artigo "IAC desenvolve variedades de cana com alta performance" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 04-01-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.