Fatores de qualidade e de produtividade da cachaça

O fabricante precisa aprender a administrar o seu negócio, visando maior produtividade com melhor qualidade

produção de cachaça

Aguardente de cana é a segunda bebida alcoólica mais consumida no Brasil. As demais, com exceção da cerveja, apresentam proporções residuais de consumo. Estimativas indicam que acima de 70 milhões de doses sejam consumidas diariamente no Brasil, o que resulta numa cifra de aproximadamente 6 litros/habitante/ano, sem considerar o chamado mercado informal.

Para se produzir qualidade é, necessário, antes de tudo, produzir o produto. Mas a qualidade só é produzida e controlada se a indústria conhecer o processo e o produto, sem mitos ou crendices inexplicadas tecnicamente. Isto é, a qualidade é produzida com tecnologia, sobretudo com uma consciência de qualidade entre todos os membros do sistema de produção.

A qualidade tem que estar disseminada em toda a cadeia produtiva. Assim, é premente a necessidade de pesquisas e de publicações que possam responder às necessidades de tecnologia dos produtores e gerar informações que levem ao aumento da produtividade e à preservação da saúde do consumidor. Tudo isso, contribuindo para a garantia da qualidade do produto e para a sua credibilidade no mercado.

Fatores de qualidade e de produtividade

Os principais fatores de qualidade e de produtividade da cana-de-açúcar são: variedade, local ou ambiente de cultivo, pragas e doenças e planejamento agrícola. Hoje vamos oferecer dicas a respeito de dois desses principais fatores, variedade e pragas e doenças.

Variedade

É o principal fator de produtividade e qualidade. A rentabilidade depende fundamentalmente da escolha correta das variedades a serem plantadas. O caldo de cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada na fabricação da aguardente é constituído, em média, por 80% de água e 20% de sólidos solúveis. Os sólidos solúveis se compõem de 15,5 a 24,0% do caldo em açúcares (17% caldo de sacarose, em média) e de 1,0 a 2,5% de não-açúcares.

Pragas e Doenças

A presença do complexo broca-podridão traz prejuízos, especialmente na eficiência da fermentação alcoólica. Quanto mais elevada a infestação, menor será a eficiência fermentativa, em virtude da inibição causada por metabólicos produzidos pela atividade de microrganismos.

O professor José Benício Paes, coordenador do Curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas diz que, a qualidade deve ser entendida como o conjunto de características da matéria-prima compatível com as exigências da indústria. Assim, um estabelecimento competitivo em preço e qualidade tem suas atenções voltadas para a produtividade e a na qualidade da cana-de-açúcar.

Equipe de Redação 02-09-2011 Biodiesel
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.