IAC desenvolve variedades de cana com alta performance

IAC desenvolve variedades de cana com alta performance

As variedades de cana IACSP01-3127 e IACSP01-5503 têm sido desenvolvidas desde 2001, com alta performance no campo

IAC desenvolve variedades de cana com alta performance 

Fundado por D. Pedro II, em 1887, o IAC - Instituto Agronômico, completa 130 anos. Principal agente fomentador dos sistemas tecnológicos, indispensáveis à agricultura paulista e inúmeras regiões do Brasil, o IAC desenvolveu estudos voltados a várias culturas, como borracha natural, feijão, milho, café, amendoim e laranja. Sem falar da cana-de açúcar, principal objeto de estudo do instituto, o que proporcionou o desenvolvimento de duas novas variedades com alta performance no campo.

Hoje, dia 27 de junho, às 15 horas, será divulgado o lançamento da IACSP01-3127 e IACSP01-5503, na cerimônia de aniversário do IAC, em Campinas (SP). Durante a solenidade, estarão presentes técnicos do IAC, representantes da área, além de figuras políticas, como Arnaldo Jardim (secretário de Agricultura), Jonas Donizette (prefeito de Campinas) e Márcio França (vice-governador do Estado e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de SP).

As variedades de cana IACSP01-3127 e IACSP01-5503 têm sido desenvolvidas desde 2001, mas agora, em 2017, elas finalmente comprovam o seu grande potencial. Ambas são responsáveis por lucros de 15% na agroindústria. Isso em comparação à variedade de cana RB867515, até o momento, a mais cultivada no Centro-Sul do país. Dentre as principais vantagens das novas variedades, estão rusticidade ambiental e facilidade de manejo.

A variedade IACSP01-5503, além de rústica, é competitiva em solos com baixa retenção de água e pouco férteis. Segundo Marcos Guimarães de Andrade Landell, pesquisador do IAC, isso ocorre em todas as regiões produtoras de cana-de-açúcar, além dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso.

É importante ressaltar que a IACSP01-5503 também possui boa adaptabilidade ao Cerrado. Além disso, ela permanece produtiva de maio a novembro, o que favorece o setor sucroenergético. Isso porque a variedade consegue garantir um longo período de utilização industrial. Como resultado, a época da colheita torna-se mais flexível.

Quanto à variedade IACSP01-3127, esta possui alta performance em manejo avançado. Da mesma forma que a IACSP01-5503, a IACSP01-3127 garante longo período de utilização industrial, o que possibilita a colheita de maio a outubro. Além disso, ela responde muito bem a ambientes propícios onde a distribuição de chuvas ocorre com maior regularidade.

O IAC fomenta um dos três programas nacionais de melhoramento genético de cana e recomenda o plantio diversificado como principal estratégia para viabilizar a segurança biológica da lavoura de cana. Mas é importante que a variedade não exceda 15% do total da área plantada. Dessa forma, os centros de pesquisa passam a desenvolver novas variedades de cana com maior frequência.

Fonte: Brasil Agro.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, disponível - elaborado por Luiz Antônio de Bastos Andrade, Mestre em Fitotecnia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Andréa Oliveira 27-06-2017 Biodiesel
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.