Energia hidráulica: vantagens e desvantagens

A energia hidráulica é a energia obtida pela força da água. Esse tipo de energia que é renovável, possui vantagens e desvantagens.

As usinas hidrelétricas são conhecidas pelo seu grande porte estrutural e se constituem como grandes geradoras de energia.

Energia hidráulica: vantagens e desvantagens

A energia hidráulica é a energia obtida pela força da água. As usinas hidrelétricas são conhecidas pelo seu grande porte estrutural e se constituem como grandes geradoras de energia por meio de suas operações. Mas de que maneira, exatamente, é possível obter esse tipo de energia?

Essa obtenção é resultante da água dos rios em movimento. A energia cinética, gerada pela movimentação da agua, é aproveitada e transformada em energia mecânica e elétrica.

Esse tipo de geração de energia, também chamada de hídrica, é renovável e sua origem é antiga. Civilizações do passado aproveitaram o relevo desnivelado dos solos para fazer uso da agua na agricultura, para regar, de forma inteligente, suas plantações. No entanto, a exploração maior desses recursos para se produzir a eletricidade aumentou muito com a criação das usinas hidrelétricas ou das termelétricas.

Apesar disso, essa atividade não está restrita a grandes empreitadas. A produção de energia hidráulica também pode ser feita por meio de microusinas hidrelétricas para o abastecimento energético de uma propriedade.

Ela pode ser desenvolvida por simples proprietários de terras. Com instruções e conhecimentos adequados, é possível produzir energia elétrica em sua própria fazenda, sem ter de depender de serviços terceirizados.

O Portal Tecnologia e Treinamento traz para você algumas vantagens e desvantagens desse tipo de energia. Confira:
 

Vantagens da energia hidráulica:

 -A energia hidráulica não contribui com o aquecimento global, que tem preocupado muitos cientistas sobre o futuro da terra;

-No processo de transformação da energia hidráulica, não há resíduos poluentes, o que a caracteriza como uma transformação limpa;

-Poucos sabem, mas, devido aos efeitos da energia solar e da força da gravidade, o líquido transforma-se em vapor, que se condensa em nuvens, retornando à superfície terrestre sob a forma de chuva. Isso caracteriza o processo como totalmente renovável;

-É uma fonte energética, de baixo custo, principalmente se comparada com outras fontes renováveis;

-Esse tipo de geração de energia pode proporcionar outras utilidades, como irrigação, navegação, entre outros;

-Desenvolvimento econômico e, talvez, turístico na região onde se instala uma usina hidrelétrica.

Desvantagens da energia hidráulica:

-Demandam áreas extensas, onde poderia estar havendo, por exemplo, a existência de matas, de florestas ou da produção de alimentos;

-Sua obtenção pode causar uma alteração substancial na paisagem, o que prejudica muitas espécies de animais ou outros seres vivos frequentadores desse espaço; 

-Também contribui para alteração do clima, de modo a comprometer a fauna e a flora local;

-Provoca a erosão do solo e isso reflete um impacto na vegetação local;

-As florestas inundadas produzem metano em sua decomposição, um gás de efeito estufa prejudicial à atmosfera;

-A obtenção só é feita pela movimentação da água de rios (água doce) e a extrema maioria desse recurso está nos oceanos.

Saiba mais detalhes sobre a energia hidráulica e como produzir energia na sua propriedade no Curso Como Montar e Operar uma Microusina Hidrelétrica na Fazenda, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Confira também outros Cursos CPT na área de Energia Alternativa ou de Eletricidade na Fazenda

 

Equipe de Redação 01-08-2013 Eletricidade
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.