Biodigestor tipo batelada reduz custos e produz biogás

O biodigestor tipo batelada é muito simples e prático, pois não precisa das caixas e tubos de carga e descarga

Curso de Construção e Operação de Biodigestores

Na produção animal, algumas vezes a remoção de dejetos não é realizada diariamente. Como exemplo, podemos citar a avicultura de corte, onde os dejetos são retirados das granjas ao final de cada período de produção, que dura em média 60 dias.

Em casos como este, para abastecer diariamente os biodigestores contínuos, não será necessário o armazenamento do material. Isso resultaria em gastos com mão-de-obra e estrutura, sem falar na perda de potencial de produção de biogás pelos dejetos. Sendo assim, esse método não seria muito vantajoso. Uma solução prática seria o uso de biodigestores tipo batelada.

Esse sistema é muito mais simples e prático, pois não precisa das caixas e tubos de carga e descarga. Ele é formado apenas pela câmara de biodigestão, que é feita de alvenaria, e pelo gasômetro móvel, de formato cilíndrico e abaulado, feito de material metálico.

O professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, especialista em aproveitamento de resíduos, explica no curso Construção e Operação de Biodigestores, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, que "esse tipo de biodigestor também poderá ser construído em plástico, isto é, da mesma forma que os biodigestores contínuos de fluxo tubular."

Na avicultura de corte, por exemplo, os dejetos são removidos das granjas, geralmente, a cada 60 dias, período em que o biodigestor tipo batelada com operação sequencial deverá permanecer cheio. Após esse período, deve-se fazer a remoção de 80% do material fermentado. Os 20% restantes deverão permanecer na câmara de biodigestão, tendo a função de fornecer a quantidade de bactérias necessárias para promover a fermentação do novo material, ou seja, servirá de inóculo para a próxima batelada.

Assim, o custo da avicultura poderá ser reduzido, por meio da utilização direta do biogás, produzido a partir dos dejetos gerados nas granjas, no aquecimento dos pintinhos.

http://www.youtube.com/watch?v=ZIQdqcKQLn8

Marconi Vieira 17-12-2010 Energia Alternativa
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.