Biogás é fonte de energia para diversos equipamentos das propriedades rurais

Em termos energéticos, quanto maior for o percentual do metano, melhor será a qualidade do biogás

Curso de Construção e Operação de Biodigestores

Depois de colocar os dejetos, diluídos em água, eles sofrem o processo de biodigestão, produzindo o biogás e o biofertilizante. O biogás é um produto que poderá ser utilizado no funcionamento de diversos equipamentos das propriedades rurais que não possuem energia elétrica ou mesmo como fonte de energia alternativa.

O professor Dr. Jorge de Lucas Júnior, coordenador técnico do curso Construção e Operação de Biodigestores, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que, “dentre os componentes que representam a maior porção do biogás, apenas o metano é combustível, incolor e sem cheiro. Assim, em termos energéticos, quanto maior for o percentual do metano, melhor será a qualidade do mesmo, que, quando queimado, produzirá fogo azul lilás, não deixará fuligem e causará um mínimo de poluição.”

Como o biogás é combustível, por uma questão de segurança, ele deverá ser utilizado com muito cuidado. Assim, as tubulações que o conduzirão sempre deverão estar bem vedadas e, por isso, é necessário fazer uma verificação frequente da existência de vazamentos ao longo de toda a rede distribuidora de biogás, ou seja, desde o biodigestor até o ponto de utilização.

Outra precaução importante refere-se aos cuidados que se deve ter quando o biogás for utilizado em fogões, para que as chamas não se apaguem e ocorram vazamentos do biogás para o ambiente.

http://www.youtube.com/watch?v=kUTek8WEhxs

Marconi Vieira 20-12-2010 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.