Escoamento de dejetos diluídos por gravidade é o método mais indicado

A condução dos dejetos é feita por gravidade ou com a utilização de bombas centrífugas

Curso de Construção e Operação de Biodigestores

À medida em que se vai realizando a higienização das baias, ocorre a diluição dos dejetos, que por sua vez deverão ser armazenados em um reservatório apropriado, antes de serem conduzidos até o biodigestor.

Esse reservatório poderá ser construído de alvenaria, de concreto ou, até mesmo, utilizando uma caixa de fibra de vidro com grande capacidade. A condução dos dejetos dos fossos até o reservatório, e de lá até o biodigestor, poderá ser feita de duas maneiras: por gravidade ou utilizando-se bombas centrífugas.

O escoamento de dejetos diluídos por gravidade é a mais indicada, porém, esse sistema só poderá ser adotado em situações onde a topografia do terreno possua uma certa declividade entre as instalações e o biodigestor, possibilitando assim que o material seja conduzido por gravidade.

O método de escoamento dos dejetos diluídos, utilizando-se bombas, deverá ser adotado em locais com topografia muito plana, que não permite obter um desnível necessário para o escoamento dos dejetos por gravidade, precisando, portanto, utilizar bombas centrífugas para conduzi-los da saída das instalações até o biodigestor.

O professor Jorge de Lucas Júnior, coordenador técnico do curso Construção e Operação de Biodigestores, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, alerta que, "independente de como os dejetos serão coletados, eles precisam ser diluídos em água, sendo que a quantidade de água utilizada na diluição será determinada de acordo com o tipo de dejeto que irá abastecer o biodigestor."

http://www.youtube.com/watch?v=2fSR3xPjsJQ

Marconi Vieira 20-12-2010 Energia Alternativa
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.