Fonte de energia e destino seguro aos dejetos de animais

Biogás pode ser utilizado como energia alternativa e o biofertilizante na agricultura

Curso de Construção e Operação de Biodigestores

Atualmente, o aumento da população mundial requer do setor agropecuário maior produção de alimentos. Porém, inevitavelmente, o aumento dessa produção, seja de origem vegetal ou animal, resultará, também, numa maior produção de resíduos, os quais se tornarão um problema para o produtor, caso não recebam tratamento seguro.

Por isso, os sistemas modernos de produção devem buscar condições adequadas para dar destino seguro aos dejetos gerados. Essas ações inibem os riscos de contaminações e, ainda, agregam valor à atividade realizada na propriedade.

Um manejo integrado dos dejetos de animais poderá ser obtido, fazendo-se a reciclagem dos mesmos por meio da utilização de biodigestores, que são sistemas de fácil construção e operação. Após serem diluídos em água, os dejetos, colocados no interior dos biodigestores, sofrerão o processo de fermentação, promovida por bactérias que agem na ausência de oxigênio. Durante esse processo, ocorrerá no interior do biodigestor a transformação dos dejetos em biofertilizante com a liberação de um gás combustível (biogás), composto principalmente por metano.

O biogás produzido poderá ser utilizado em diversos equipamentos, como fogões, aquecedores para animais e outros equipamentos de queima direta, utilizados para acionar geradores de energia elétrica. Já o biofertilizante poderá ser utilizado na agricultura para adubação das culturas, uma vez que este apresenta uma considerável redução da carga orgânica poluente e dos organismos transmissores de doenças, existentes nos dejetos.

O curso "Construção e Operação de Biodigestores", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta todas as informações necessárias para o bom funcionamento de um biodigestor, desde sua montagem ao uso do biogás e do biofertilizante. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Jorge de Lucas Júnior do departamento de engenharia rural da FCAV/UNESP - Jaboticabal, doutor em energia na agricultura e especialista em aproveitamento de resíduos.

http://www.youtube.com/watch?v=W3YFW98EGUU

Marconi Vieira 17-12-2010 Energia Alternativa
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.