Sistemas eólicos reduzem custos de energia elétrica

Eles podem contribuir como principal fonte de energia ou como complemento

Energia Eólica para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água

O uso da energia eólica no mundo tem crescido muito nos últimos anos. Isso tem ocorrido devido a uma série de fatores, entre os quais se destacam a disseminação da tecnologia, o aperfeiçoamento das máquinas, os custos decrescentes de investimentos e, em particular, a procura por fontes energéticas limpas e renováveis, cuja exploração resulta em pequenos impactos ambientais.

Em várias regiões do mundo, órgãos governamentais e a iniciativa privada têm investido fortemente nessa fonte de energia. Isso pode ser percebido desde a produção em larga escala, como as fazendas eólicas nos Estados Unidos, Europa, até a produção de energia elétrica para atender pequenas comunidades ou fazendas individuais nos países em desenvolvimento.

No Brasil, a utilização da energia eólica, assim como de outras fontes renováveis, tem sido impulsionada, além dos fatores já mencionados, pela necessidade do aumento da oferta de energia elétrica para atender à demanda provocada pelo crescimento econômico. Comparada com outras fontes de energia, o aproveitamento da energia eólica, em locais com evidências objetivas de ventos e dados confiáveis disponíveis, é de rápida implementação, podendo, inclusive, ser uma alternativa às demandas de curto prazo.

Os sistemas eólicos para geração de eletricidade são simples e de custo competitivo, podendo ser facilmente instalados nas propriedades rurais.

No curso “Energia Eólica para Geração de Bombeamento de Água”, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, você vai aprender sobre a importância da energia eólica, formação dos ventos e a influência das condições locais sobre os ventos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do pesquisador do CEPEL, Antônio Leite de Sá, engenheiro eletrônico e especialista em aproveitamento em energia eólica.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=7uwVuJImDCM

Marconi Vieira 11-04-2011 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.