Vantagens atribuídas à energia solar

Trata-se de uma energia limpa, pois a geração, a captação, a transformação e o aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição

 

A energia solar é abundante e gratuita, devendo por isso ser aproveitada. Nos EUA, assim como na Europa, o desenvolvimento subsidiado da energia solar está trazendo a um número crescente de pessoas a certeza de que há uma saída econômica e consciente para a questão energética por meio da autosuficiência e independência proporcionadas por essa tecnologia.

A energia solar é aplicável em qualquer circunstância. Como fonte térmica, ela pode ser utilizada para o aquecimento de água, no uso residencial e no uso industrial; para o aquecimento de ar na secagem de produtos agrícolas; e no aquecimento de ambientes, de modo geral. Como fonte de energia elétrica, ela pode ser aplicada em diversas situações, como:

  • Uso residencial;
  • Repetidoras remotas de rádio e TV;
  • Camping, motor-homes e barcos de passeio;
  • Dessalinização de água;
  • Iluminação pública;
  • Sinalização marítima;
  • Abastecimento de campos avançados, militares e científicos.

Tudo isso pode ser alcançado graças à sua grande disponibilidade, à modularidade, à portabilidade e à simplicidade de instalação dos sistemas de captação e de conversão.

Trata-se de uma energia limpa, pois a geração, a captação, a transformação e o aproveitamento não envolvem nenhum tipo de poluição. Portanto, a energia solar, diferente do que acontece com outras formas de energia, é limpa, não apresentando nenhum tipo de poluição ao meio ambiente.

Os módulos solares não sofrem nenhum tipo de desgaste, nem consomem matéria-prima, no processo de captação e de transformação da energia solar. Por isso, a manutenção se restringe apenas à realização de limpezas, quando houver incrustações de material (poeira, folhas secas, mofos) que possam afetar a transparência do vidro dos módulos e a sensibilidade do mesmo.

É uma energia disponível para todos, afinal praticamente todas as pessoas poderão usufruir da energia solar. O consumo de energia solar é gratuito, assim os investimentos iniciais para a instalação do sistema, que poderão parecer elevados, são distribuídos ao longo de vários anos, correspondendo a um baixíssimo custo mensal de energia.

Confira outras dicas, vantagens e também restrições a respeito do uso da energia solar com o Curso Energia Solar para o Meio Rural, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Equipe de Redação 04-09-2012 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.