Leite de cabra também tem grande demanda

A produção de leite caprino exige um sistema produtivo de muitos cuidados e atenções

Industrialização de Leite de Cabra - Pasteurização, Empacotamento, Leite em Pó, Sorvete, Iogurte e Cosméticos

A criação de cabras é uma prática antiga. Antes mesmo de descobrir o potencial dos bovinos, o ser humano já criava rebanhos caprinos. Atualmente, a caprinocultura continua sendo uma atividade muito importante, visto que cresce em todo mundo.

No Brasil, é tradicional criar cabras com finalidade de subsistência. Em algumas regiões, somente as cabras sobrevivem às condições ambientais. A capacidade digestiva dos caprinos é muito conhecida. O povo diz que cabra come até pedra, porém, alguns produtores contrapõem, dizendo que elas pouco produzem. Isso leva à seguinte conclusão: criar cabras, visando a produção de leite, hoje muito procurado, exige um sistema produtivo de muitos cuidados e atenções, principalmente com a alimentação.

O curso “Industrialização de Leite de Cabra”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, apresenta técnicas de pasteurização e empacotamento, além de ensinar a produzir leite em pó, iogurtes, sorvetes e cosméticos, todos derivados do leite caprino. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do médico veterinário Paulo Roberto Celles Cordeiro, gerente da Queijaria Escola e, também, de André Luís de Almeida Guedes, gerente de produção e instrutor de cursos da Queijaria Escola de Nova Friburgo-RJ.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O leite de cabra é uma excelente alternativa. Pessoas alérgicas ao leite de vaca, crianças e idosos, bem como grupos religiosos, consomem normalmente o leite da cabra em pó ou in natura. Também na gastronomia, usa-se largamente esse tipo de leite na confecção de pratos e molhos deliciosos, sem falar da produção de derivados: queijos, iogurtes e outros laticínios. A indústria de cosméticos também tem toda uma linha de produtos à base do leite de cabra. Como se vê, há um mercado diversificado e atraente, ainda pouco explorado.

http://www.youtube.com/watch?v=-whfj3OFL5o

Marconi Vieira 20-04-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.