Queijarias precisam de fluxogramas operacionais racionalizados e planejados

Um fator determinante para o sucesso de uma indústria queijeira é a quantidade e a qualidade da água disponível

Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade

Instalar uma queijaria é um bom negócio, pois o mercado consumidor de queijos já está consolidado e em constante ampliação. No entanto, para obter sucesso nesse empreendimento, é necessário ter qualidade, que pode ser conseguida com as boas técnicas de fabricação e uma queijaria bem instalada.

O setor de produção de uma queijaria deve ter dependências amplas e oferecer condições higiênicas e sanitárias aos produtos. Isso facilita os trabalhos de manipulação de matérias-primas, elaboração de produtos e higienização de equipamentos, pisos e paredes.

As dependências a serem construídas devem oferecer um fluxograma operacional racionalizado, de modo a eliminar qualquer tipo de contra-fluxo. A área deverá ser compatível com a capacidade do estabelecimento e o tipo de equipamentos, sendo as dependências orientadas de tal modo que os raios solares, o vento e as chuvas não prejudiquem os trabalhos industriais.

O curso "Instalação de Queijaria e Controle de Qualidade", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ensina, passo a passo, como montar uma queijaria atendendo às novas normas exigidas pela legislação. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo do professor Juliano Gomide Souza, especialista e consultor em laticínios.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Um fator determinante para o sucesso de uma indústria queijeira é a quantidade e a qualidade da água disponível. Portanto, é recomendável analisá-la quanto a sua quantidade e aos seus requisitos microbiológicos e físico-químicos, antes de se iniciar a construção. Isso porque, dependendo dos resultados obtidos, deve ser feito um tratamento como floculação, neutralização, sedimentação e filtração, ou outras indicações conjuntas ou isoladas. Se isso ocasionar um grande aumento dos custos do empreendimento, é aconselhável escolher outro local para a instalação da nova indústria.

http://www.youtube.com/watch?v=vnF6HIZWgMI

Marconi Vieira 19-04-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.