Técnicas de fabricação de manteiga, coalhada e requeijão em barra

Aprenda a produzir três dos mais consumidos produtos lácteos do país

Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra

A manteiga pode ser definida como o produto obtido pela aglomeração mecânica da matéria gorda do leite, acrescida ou não de cloreto de sódio. É formada batendo-se o creme, que é obtido previamente por meio do desnatamento do leite.

O requeijão é um tipo de queijo fundido. É obtido a partir da fusão de uma massa de coalhada dessorada e lavada. É um produto tipicamente brasileiro, sendo largamente consumido em todo o território nacional, com algumas variações de tecnologia e características. É fabricado a partir de leite desnatado, cru ou pasteurizado, com ou sem adição de cultura lática.

Coalhada é o produto resultante da ação de fermentos láticos selecionados, ou de bactérias láticas mesófilas, sobre o leite pasteurizado ou esterilizado. O teor em ácido lático deve estar na faixa entre 0,5% e 1,5%. A coalhada acidófila pertence ao grupo dos leites fermentados e, elaborada corretamente, é o produto de paladar mais suave. É obtida pela associação variável de microrganismos, que varia de acordo com o fabricante e a marca.

O curso "Produção de Manteiga, Coalhada e Requeijão em Barra", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra, passo a passo, os segredos de como fabricar esses importantes produtos. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da professora Célia Lúcia Ferreira, pesquisadora da UFV - Universidade Federal de Viçosa, PhD em ciência e tecnologia de alimentos e especialista em produção de queijos.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=VoPlABniZKg

Marconi Vieira 19-04-2011 Laticínios
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.