Como fazer queijo minas frescal, mussarela e gouda

Por ser originado do leite, o queijo é um alimento que apresenta alta concentração de proteínas, gordura, sais minerais e vitaminas

Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda

O queijo minas frescal é um dos mais populares do Brasil, sendo produzido nos mais diversos estados. Sua fabricação se iniciou no século XVIII, em Minas Gerais, em regiões em que o gado de leite era dominante.

Devido ao bom rendimento que proporciona na fabricação, cerca de 6 a 6,5 litros/kg, em média, é comercializado a preços mais acessíveis a uma maior faixa da população. Pelo seu alto teor de umidade, é um queijo bastante perecível, com durabilidade de cerca de 20 dias, dependendo do processo de fabricação.

Já a mussarela teve sua fabricação iniciada por volta do século XVI, na Itália. Naquela época, era fabricada exclusivamente a partir de leite de búfala. Mas devido ao grande consumo e à escassez desse leite, começou-se a produzi-la misturando-se leite de vaca ao de búfala, ou produzindo-a exclusivamente com o leite de vaca.

No Brasil, é um dos queijos mais fabricados, e a tecnologia aplicada é muito diversificada. Os queijos apresentam variações em sua composição, no sabor e no formato das peças.

O gouda é um queijo de origem holandesa, onde é fabricado, geralmente, em forma cilíndrica, com peso variado, podendo ter até 20 kg, com diferentes teores de gordura. No Brasil, é fabricado de maneira similar ao queijo prato, sempre em formato cilíndrico, com peso variando entre 2 a 3 kg.

O curso "Produção de Queijo Minas Frescal, Mussarela e Gouda", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, apresenta as técnicas necessárias para a produção e comercialização desses três tipos de queijo. A coordenação técnica deste trabalho ficou a cargo da Dra. Célia Lúcia Ferreira, especialista em produção de queijos e professora da UFV - Universidade Federal de Viçosa-MG.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

http://www.youtube.com/watch?v=iBRhbvuuWG4 Por ser originado do leite, o queijo é um alimento que apresenta alta concentração de proteínas, gordura, sais minerais e vitaminas. Comparando-o com a carne, o seu valor é semelhante, sendo que o queijo é mais concentrado. É, também, um excelente alimento, principalmente para crianças, uma vez que favorece o fortalecimento dos dentes e ossos em virtude do alto teor de cálcio e fósforo.

Marconi Vieira 23-03-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.