Leite de cabra tem características saudáveis

Para produzir bons queijos é necessário obter leite de qualidade

Produção de Queijos de Leite de Cabra

A composição do leite de cabra, assim como de outras espécies, apresenta variações em função da raça, alimentação, idade do animal, número de crias, estágio de lactação, variações climáticas e fisiologia individual do animal.

A grande capacidade digestiva da cabra é que transforma alimentos de composição  pobre em leite de grande qualidade. Isso é uma das grandes diferenças com relação às vacas, pois essas necessitam de alimentos da melhor qualidade. As principais distinções  entre o leite de cabra e de vaca estão nos teores de gordura e proteínas, que têm influência direta no rendimento da fabricação de queijos e reforçam o seu valor nutritivo.

Na utilização do leite de cabra para a fabricação de queijos, verifica-se que sua composição consiste em uma mistura complexa. Essa é formada principalmente pela gordura; proteínas; lactose e minerais, como o cálcio e o fósforo; vitaminas; enzimas e  oligoelementos.

O curso "Produção de Queijos de Leite de Cabra", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra como produzir leite de forma higiênica e como fazer o controle  para a industrialização. A coordenação técnica deste trabalho ficou cargo do professor André Luís de Almeida Guedes, gerente de produções da Queijaria Escola, e do médico veterinário Paulo Roberto Celles Cordeiro, gerente da mesma queijaria.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV - Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância.

Na fabricação de queijos, seja em nível de fazendas ou em nível industrial, a obtenção do leite de qualidade é fator imprescindível, pois é a quantidade inicial de bactérias que vai determinar a qualidade final do queijo. Não é possível, evidentemente, produzir um leite isento de bactérias, mas é tanto possível como necessário produzir um leite com um mínimo de bactérias.

De modo geral, pode-se afirmar que, por mais que as condições de fabricação sejam boas e o queijeiro domine a técnica de fabricação, dificilmente se conseguirá produzir um queijo bom a partir de um leite de baixa qualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=4p2JwkJ-O14

Marconi Vieira 28-03-2011 Laticínios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.