Por que o girassol acompanha a posição do sol?

Por que o girassol acompanha a posição do sol? Porque o lado da planta que recebe menor incidência de luz se desenvolve mais.

Para que o relógio natural do girassol acompanhe a posição do sol, é preciso que a planta esteja em fase de crescimento

Por que o girassol acompanha a posição do sol 

O girassol é originário da América do Norte, conforme registros arqueológicos que mostram o cultivo do girassol no Arizona e no Novo México há 3.000 a.C. A flor chegou ao Continente Europeu no início do século XIV, na Espanha, e no século XVIII, na Rússia - sendo utilizada como planta ornamental. Apenas em 1830, a planta passou a ser utilizada para a produção comercial de óleo.

Do século XX em diante, o girassol disseminou-se pelo mundo, pois a versatilidade da flor conquistou inúmeros países - inclusive muitas indústrias utilizavam as hastes secas da planta para produção de potássio.  

Segundo Maria Regina Gonçalves Ungaro, professora do Curso a Distância CPT Cultivo e Processamento de Girassol, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online, o girassol é uma planta muito versátil, sendo possível sua utilização sob diversas formas, como: grãos para alimentação humana e de animais, extração de um óleo comestível de excelente qualidade, produção de proteína concentrada e derivados, silagem e adubação verde, entre outros usos.

Agora que conhecemos um pouco dessa bela flor, que tal saber por que o girassol acompanha a posição do sol? Você já parou para pensar nisso? Pois, bem, a seguir daremos a você a resposta.

Muitos admiram o girassol, em especial, pela planta acompanhar o sol - do Leste ao Oeste. Este comportamento da planta trata-se de mais um surpreendente feito da natureza. Recentemente, pesquisadores da Universidade Davis (Califórnia- EUA) divulgaram na Revista Science que o girassol possui um relógio biológico. Este permanece sincronizado com o ciclo circadiano - com 24 horas de duração.

Entretanto, para que o relógio natural do girassol trabalhe nesse ciclo, é preciso que a planta esteja em fase de crescimento. Mas por que essa característica? Porque o lado da planta que recebe menor incidência de luz se desenvolve mais. Como resultado, o caule inclina em direção ao sol - onde há maior incidência de luz.

Assim que se torna uma planta adulta, o girassol para de acompanhar o movimento do sol e permanece virado para o Leste. Isso também tem uma explicação: o girassol procura a primeira luz da manhã, pois, assim, ele se aquece com mais rapidez. Com isso, atrai mais insetos polinizadores - o que é vital para a reprodução da espécie.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.


Salvar

Andréa Oliveira 16-08-2016 Agroindústria

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.