Alimentos desidratados - cogumelo Shiitake

O cogumelo Shiitake é muito apreciado na culinária oriental e ocidental. Aprenda como é feita a sua desidratação.

A produção de cogumelo Shiitake desidratado tem grande aceitação pelo mercado consumidor, visto que seu consumo  estimula o sistema imunológico, atuando junto à prevenção de diversas doenças. Conheça o passo a passo de como produzi-lo.

Cogumelo Shiitake

Além de muito apreciado por suas qualidades culinárias, o cogumelo Shiitake também é um alimento de grande valor nutricional e medicinal. Trata-se de um fungo saprófito que coloniza madeiras mortas de várias espécies e sempre foi considerado como um elixir da vida, uma fonte de longevidade e boa saúde.

Além disso, o consumo do Shiitake desidratado (visto que não perde suas propriedades após o processamento) estimula o sistema imunológico, atuando junto à prevenção de gripes e viroses, no combate à hipertensão e para diminuir o colesterol. É um sofisticado aliado das dietas de emagrecimento, porque tem poucas calorias e praticamente nenhuma gordura. Para completar, o cogumelo Shiitake contém as vitaminas E, B, C e D, cálcio, fósforo, ferro, potássio e fibras. Tantos benefícios e benfeitorias confere ao Shiitake grande fator de procura pelos consumidores e excelente oportunidade de negócio para o produtor.

Para se produzir o cogumelo Shiitake desidratado, deve-se proceder da seguinte maneira:

Procedimentos iniciais

- A primeira coisa a ser feita é uma boa lavagem de todo o material, com água limpa.

- Depois de bem lavados, faz-se uma aparação e, em seguida, o corte em fatias, usando uma faca, em inox, bem afiada.

- Coloca-se os cogumelos na bandeja do secador, bem distribuídos.

O processamento

O secador deve trabalhar a uma temperatura de 57 graus centígrados, por um período que varie entre seis e sete horas. O ponto ideal de secagem é quando, pelo método prático, submetido à pressão, ele se torna crocante, ou quando o peso atingir 8% do peso inicial. A umidade inicial do cogumelo Shiitake é de, aproximadamente, 92% b.u. (base úmida) e a umidade final deve ser de 5% b.u., para que se possa armazená-los com segurança, livres do desenvolvimento de fungos, por um período de tempo bem prolongado, por volta de um ano.

Embalagem

Deve-se utilizar embalagens que não permitam a passagem de vapor d'água, sendo utilizado, preferencialmente, embalagens de polipropileno, para o seu armazenamento.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agroindústria, elaborados pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, entre eles o Curso de Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado.

Samia Andrade 20-12-2013 Processamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.