Aprenda a fazer uvas passas caseiras

Aprenda a fazer uvas passas caseiras. Produzir uvas desidratadas pode ser uma forma sustentável e econômica de transformar o que é produzido na propriedade em algo lucrativo.

Tanto as uvas da variedade verde como as roxas são boas para fazer uvas passas, mas elas devem estar frescas e maduras

Aprenda a fazer uvas passas caseiras

As uvas passas compõem inúmeras receitas, presentes em pratos salgados e doces. Pães, bolos, tortas, biscoitos, saladas, salpicões, massas, tudo ganha muito mais sabor com uvas desidratadas como ingrediente. No Brasil, é mais comum fazer uvas passas caseiras, pois a produção em escala industrial ainda não ganhou força no país. Mas pode ser um excelente negócio para a agricultura familiar.

Segundo o professor Pedro Luís Santos Meloni, do Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas, a produção de frutas desidratadas, em especial, de uvas passas, desperta grande interesse dos micro e pequenos empreendedores, tanto para fornecimento de produtos para o mercado interno, quanto para o externo.

Esse é um negócio ainda recente no Brasil, mas com estimativas de crescimento nos próximos anos. Portanto, pode se tornar uma excelente oportunidade de aumentar a renda familiar. Você pode montar sua pequena fábrica de produção de uvas passas em sua própria casa, de forma artesanal e com baixo investimento.

Além disso, os pequenos produtores de uva podem agregar valor à sua produção (30% a mais que as uvas in natura), com o aproveitamento das uvas que não alcançam o padrão de qualidade exigido no mercado, em especial, no mercado externo. Portanto, produzir uvas passas pode ser uma forma sustentável e econômica de transformar o que é produzido na propriedade em algo lucrativo.

Além disso, fazer uvas passas é simples e fácil. Basta seguir alguns passos que a qualidade final é surpreendente. Vamos lá?

->Escolha uvas frescas e maduras. Tanto as uvas da variedade verde como as roxas são boas para fazer uvas passas. Mas elas não podem estar murchas nem estragadas, pois isso pode influenciar na qualidade do produto final.

->Assim que escolher a variedade de uva, retire as hastes maiores e proceda à lavagem em solução de hipoclorito de sódio a 2% (1 colher de sopa/1 litro de água). Deixe as uvas submersas cerca de 15 minutos nessa solução. Em seguida, deixe as frutas mais 5 minutos em solução com vinagre a 2% para que o cheiro do cloro saia.

->Disponha as uvas já sanitizadas em bandejas vazadas, para que escorra a água da lavagem, além de circular o ar pelas frutas. Recomenda-se que a bandeja seja de material que não retenha microrganismos nem sujidades.

->Deixe as bandejas em local limpo, seco e com bastante sol (preferencialmente o clima deve estar seco e quente). Cubra as uvas com gaze ou tela para protegê-las de insetos. Esse processo dura entre 2 e 3 dias até a secagem total das uvas. Durante esse tempo, vire as frutas com frequência para garantir a uniformidade na secagem.

Voilá, as uvas passas estão prontas para consumo, mas armazene-as em recipiente seco e bem lacrado para que durem mais.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Wiki How.

Andréa Oliveira 10-02-2016 Processamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.