Como produzir cachaça orgânica

 

A cachaça é uma bebida requisitada por pessoas das mais diversas classes sociais

Como produzir Cachaça Orgânica  

A cachaça é definida como sendo uma bebida de graduação alcoólica que varia entre 38% e 54%, à temperatura de 20°C, obtida por destilação simples do caldo fermentado extraído da cana.

Essa bebida é cada vez mais preferida por pessoas de diferentes classes sociais, tanto no Brasil como no exterior. Quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana, com os devidos cuidados com os padrões de qualidade, inerentes ao processo, poderá se tornar uma excelente opção de renda para o produtor.

Assim como qualquer produto orgânico, antes de ser levada ao mercado, a cachaça deverá receber um certificado, o qual é emitido por um dos órgãos certificadores existentes, após criteriosa avaliação.

A cana-de-açucar, destinada à produção artesanal de pinga, recebe tratos diferenciados que irão proporcionar uma qualidade superior ao produto. Essa deve ser cultivada sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos, e colhida sem a queimada das palhas. Do mesmo modo, a fermentação deverá ser feita apenas com o uso de fermentos caipiras, exclusivamente naturais. Com essas e mais algumas recomendações sendo seguidas corretamente, a garantia de uma cachaça de qualidade é certa.

A Fazenda Vacaro, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, estado da Bahia, onde é produzida a cachaça orgânica Serra das Almas, foi o local escolhido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para as filmagens do curso “Produção de Cachaça Orgânica”, tendo o seu proprietário, o agrônomo Marcos Vacaro, como coordenador técnico.

http://www.youtube.com/watch?v=seHno1ulUvY

Tecnologia e Treinamento 23-03-2010 Processamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.