Técnicas de produção e processamento de pimenta

Devido ao consumo bem difundido, a produção e o processamento da pimenta é uma boa alternativa para produtores e empresários

Cultivo e processamento de pimenta

A pimenta foi um dos primeiros condimentos utilizados pelo homem. As civilizações antigas do México e da América Central utilizavam os frutos para realçar a cor, o aroma e o sabor dos alimentos. No Brasil, essa tradição é muito forte e o seu consumo é cada vez maior, principalmente após a descoberta dos diversos tipos com formatos e cores variados.

Assim como existem diversos tipos de pimentas, o seu uso em produtos processados também é muito variado. Usos esses que não param de crescer, como para geleias; molhos; temperos; picles; pimenta em salmoura desidratada em pó; remédios para artrites, pomadas a base de capsaicina, dores musculares, emplastro medicinal, dor de dente, má digestão, dor de cabeça e gastrite; dentre outros.

A pimenta é uma cultura que, tradicionalmente, é realizada por pequenos agricultores, sendo importante fonte de renda no âmbito da agricultura familiar. A sua comercialização pode ser feita como fruta fresca, nas feiras livres. Mas, por ser um produto muito perecível, e, normalmente, consumido na forma processada, a indústria passa a ser um importante mercado.

De acordo com a professora Roseane Mendonça, especialista em processamento de pimenta, professora do curso "Produção e Processamento de Pimenta", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, por ser o muito simples, necessitar de poucos investimentos, e seus produtos serem bem difundidos, em todo o território nacional, o processamento caseiro de pimenta passa a ser uma boa alternativa para produtores ou empresários, em regiões produtoras, agregando valor à produção.

http://www.youtube.com/watch?v=DyhECIJN9jU

Patrícia Tristão 07-04-2010 Processamento
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.