Saiba mais sobre produção de palmito de açaí

Saiba mais sobre produção de palmito de açaí. O cultivo do açaí para produção de palmito está em evidência, com grande aceitação pelo mercado e excelente retorno financeiro para o produtor.

O cultivo do açaí para produção de palmito está em evidência, com grande aceitação pelo mercado e excelente retorno financeiro para o produtorSaiba mais sobre produção de palmito de açaí

Com nome científico Euterpe oleracea Mart., o açaizeiro produz um fruto saboroso e nutritivo, preferido dos atletas, que precisam repor energia. Trata-se de uma palmeira tropical perene, originária da Amazônia. Na verdade, não apenas os frutos são consumidos, como também o palmito de açaí, com alta carga nutricional. Inclusive, a palmeira de açaí abrange 90% da produção nacional de palmito.  

O cultivo de açaí para produção de palmito está em alta

"Atualmente o cultivo do açaí para produção de palmito está em evidência, com grande aceitação pelo mercado e excelente retorno financeiro para o produtor", afirmam Ismael de Souza Rosa e Maria das Graças C. P. Costa Silva, professores do Curso a Distância CPT Produção de Palmito de Açaí, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

O açaizeiro é típico de clima tropical quente e úmido

Como a palmeira é típica de regiões com clima tropical quente e úmido, o açaizeiro se desenvolve muito bem em temperaturas entre 26 e 31,5°C e umidade relativa do ar entre 71 e 91%. É fundamental que a temperatura média anual esteja acima de 18°C, com índice pluviométrico de 1500 mm por ano. Abaixo desse valor, é imprescindível adotar um sistema de irrigação eficiente.

A palmeira de açaí se adapta bem a diversos tipos de solo

O açaizeiro se adapta bem a diversos tipos de solo - argiloso, arenoargiloso e latossolo amarelo (ou vermelho amarelado).  Ele pode ser plantado em várzeas, igapós e em solos não inundáveis, mas ainda assim continua produtivo. Entretanto, o solo ideal para cultivo de palmito de açaí deve apresentar boa carga de matéria orgânica.

A colheita pode ser realizada quando o caule apresentar 7 cm de diâmetro

Em geral, os produtores de palmito de açaí usam uma técnica bastante simples para averiguar o ponto de colheita. Eles medem o diâmetro do caule da palmeira a cerca de 1,20 m do solo. A medida do troco deve ter, pelo menos, 7 cm de diâmetro. Dessa forma, colhe-se um palmito mais tenro e macio, perfeito para o consumo.

O rendimento de palmito por planta é de aproximadamente 200 gramas

Para colheitas realizadas em palmeiras com 7 a 10 centímetros de diâmetro (caule), o rendimento será em torno de 200 gramas/planta. Em geral, plantas com essas dimensões têm cerca de 5 anos de idade. A produtividade da planta também deve considerar o tipo de solo - o latossolo vermelho amarelado é um dos mais propícios para o cultivo de palmito de açaí.

Fontes: Embrapa e Cursos CPT.  

Saiba mais sobre produção de palmito de açaí

Andréa Oliveira 13-02-2017 Processamento

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.