Saiba mais sobre alimentos minimamente processados

Processar minimamente os alimentos é uma forma de aproveitar vegetais, que apresentam deficiência no tamanho ou injúrias na casca

Saiba mais sobre alimentos minimamente processados

No mundo moderno e dinâmico, onde tudo acontece freneticamente, as pessoas não têm tempo de fazer suas refeições no intervalo para o almoço. O corre-corre da vida entre trabalho e faculdade exige das pessoas a procura por alternativas de alimento mais práticas e rápidas, sem deixarem de ser saudáveis. Nesse contexto, destacamos os alimentos minimamente processados ou “fresh cut”.

O processamento mínimo agrega valor aos vegetais


“Os alimentos minimamente processados correspondem a frutas e hortaliças submetidas à modificação em sua condição natural, mantendo a qualidade semelhante à do produto fresco. O processamento mínimo inclui todas as operações de limpeza, lavagem, seleção, descascamento, corte, embalagem e armazenamento, que agregam valor ao produto”, afirma Maria Isabel Fernandes Chitarra, professora do Curso CPT a Distância e Online Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças.

O processamento mínimo é uma forma sustentável de aproveitar frutas e hortaliças


As técnicas utilizadas são práticas e rápidas tanto no preparo como na higienização dos vegetais. Processar minimamente os alimentos é uma forma sustentável de aproveitar frutas e hortaliças, que apresentam deficiência no tamanho ou injúrias na casca. Como estes defeitos comprometem o valor comercial dos produtos, o melhor a fazer é submetê-los ao processamento mínimo, que agrega valor ao produto.

O processamento mínimo deve garantir a boa conservação dos alimentos


Diferentemente das outras técnicas de processamento de alimentos, que aumentam a conservação dos produtos, a técnica de processamento mínimo torna os vegetais perecíveis. Isso ocorre, pois os tecidos das frutas e hortaliças são danificados durante o descascamento e corte. Entretanto, para reduzir o processo de deterioração dos produtos, são adotados métodos de conservação, como sanitização, modificação da atmosfera e armazenamento em baixas temperaturas.

O processamento mínimo deve primar pela qualidade da matéria-prima


É importante ressaltar que as hortaliças e frutas estão sujeitas à contaminação desde a irrigação da lavoura com água não tratada até a manipulação do produto final. Sendo assim, alguns cuidados devem ser criteriosamente seguidos, para garantir alimentos minimamente processados com alto padrão comercial. Para isso, é importante primar pela qualidade da matéria-prima, pelo rigor na sanitização, pelo uso de embalagens apropriadas e pela correta distribuição dos produtos.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Agroindústria.

Leia o artigo "Etapas do processamento de vegetais desidratados".

Fonte: portaleducacao.com.br

Andréa Oliveira 11-01-2019 Agroindústria
""

Faça já o Download Grátis

Download brinde Sete Dicas para Acabar com Desperdício de Alimentos em Restaurantes

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.