Orientações para criar cobras em cativeiro

A criação de cobras em cativeiro é um negócio promissor e lucrativo, tendo em vista que o veneno desses repteis apresenta alto valor comercial

Orientações para criar cobras em cativeiro

A criação de cobras em cativeiro é um negócio promissor e lucrativo, tendo em vista que o veneno desses répteis é amplamente utilizado na indústria farmacêutica e apresenta alto valor comercial. Os seus principais compradores são universidades, laboratórios de pesquisa e farmacêuticas, que utilizam o produto para pesquisas e produção de medicamentos”, afirma Stefan Tutzer, professor do Curso CPT Criação de Serpentes Para Produção de Veneno.

Investimento inicial


O investimento inicial para criar cobras comercialmente depende do porte do serpentário. Mas os maiores custos são reservados para o aluguel do ponto comercial e as reformas para atender às exigências legais. Outros gastos concernem à aquisição das cobras e à contratação de funcionários com qualificação profissional em extração de veneno e manejo de cobras. Em geral, é necessário, no mínimo, R$ 5 mil para montar o serpentário.

Documentação necessária


Para a legalização do serpentário, o proprietário deve providenciar algumas documentações, principalmente a autorização do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O mais recomendado é contratar um profissional especialista no assunto para dar entrada nos registros, nas licenças e nas autorizações exigidas por lei para evitar multas e demais penalidades.

Formação da equipe


Todo serpentário com fins comerciais deve montar uma equipe bem capacitada, que conheça todos os procedimentos da extração do veneno das cobras, além do manejo adequado desses répteis. Inicialmente, devem ser contratados três funcionários experientes. Para reduzir os custos com encargos trabalhistas, esses profissionais podem ser terceirizados. Com a ampliação dos negócios, a equipe deve receber mais colaboradores.

Estrutura ideal


Para começar, basta uma única baia apropriada ao número de cobras adquirido. Com a aquisição de mais cobras, mais baias devem ser construídas em alvenaria, com muro de dois metros de altura (ou mais). Além da cobertura parcial, deve ser providenciada uma área para que as cobras descansem quando necessário. Sem falar da área reservada para extração do veneno das cobras e do vestiário com banheiro para os funcionários.

Alimentação recomendada


Os ratos são a base da alimentação das cobras. Entretanto, também podem ser fornecidos pintinhos e pequenos mamíferos. O mais importante é que o peso das presas se mantenha entre 15 a 20% do peso da cobra. Quanto à frequência do fornecimento dos alimentos, ela varia de acordo com a fase de desenvolvimento da cobra. Quando filhote, a cobra se alimenta em intervalos de 10 a 15 dias. Já uma cobra jovem se alimenta em intervalos de 15 a 20 dias.

Conheça os Cursos CPT da Área Animais Silvestres:

Criação de Serpentes Para Produção de Veneno

Criação Comercial de Paca

Criação de Capivara

Fontes: Montar um Negócio & Bicho Ideal

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 22-12-2020 Animais Silvestres

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.