Como planejar e implantar um apiário

Planejamento e instalação do apiário são os fatores mais importantes para o sucesso do negócio

Curso de planejamento e implantação de apiários

A rentabilidade de um empreendimento apícola depende de alguns fatores básicos, entre os quais podem ser destacados o planejamento e a instalação do apiário de forma racional, com o uso de tecnologias adequadas. Isso, tanto para apicultores iniciantes, como para os mais experientes, que querem melhorar ou ampliar sua criação. O correto planejamento das instalações é, portanto, uma forma de racionalizar os gastos de implantação, e permitir que, posteriormente, o apiário seja produtivo.

Existem conceitos básicos que devem ser respeitados, para a exploração comercial. Desses conceitos é que surgiram técnicas de construção de colmeias racionais e as técnicas de manejo. Considerando que um apiário é um conjunto das mesmas, também será preciso considerar as instalações e o manejo de várias delas ao mesmo tempo.

Enquanto o sucesso técnico depende das instalações e das técnicas de manejo adotadas, o sucesso econômico do apiário tem grande relação com a existência do mercado e o desenvolvimento dos produtos.

O curso "Planejamento e Implantação de Apiário", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, tem o objetivo de apresentar tecnologias para o apicultor se tornar cada vez mais eficiente e ter sucesso na atividade. A coordenação técnica do projeto ficou a cargo do professor Paulo Sérgio Cavalcanti Costa, especialista em apicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

http://www.youtube.com/watch?v=L_YmIMDsPHs

Tecnologia e Treinamento 29-03-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.