Criação de alevinos

Atualmente, é recomendado que cada fase de desenvolvimento do peixe seja executada em pisciculturas diferentes

Como criar alevinos

A produção de peixes é constituída, basicamente, por três fases: a alevinagem, a recria e a engorda, sendo que cada uma delas constitui um tipo específico de piscicultura. Para que cada fase seja bem sucedida, será necessário que o piscicultor conheça as formas de manejo e os cuidados que cada uma dessas etapas requer, visando manter as condições adequadas para o desenvolvimento dos peixes.

Atualmente, é recomendado que cada fase seja executada em pisciculturas diferentes, pois as atuais técnicas de cultivo já alcançaram um nível tecnológico que permite a separação com maior eficiência. É denominado produtor de alevinos o piscicultor que se dedica à reprodução, larvicultura, criação e comercialização de alevinos.

A larva é formada pela eclosão dos ovos e é considerada o primeiro estágio de desenvolvimento dos peixes. O segundo estágio é definido como pós-larva, e está relacionado com o enchimento da bexiga natatória e, consequentemente, com a abertura da boca. Em seguida, formam-se os alevinos, pequenos peixes que já se assemelham aos adultos da sua espécie. Na maioria das espécies de água doce, essa é a fase da vida que vai do décimo ao centésimo dia.

O curso "Produção de Alevinos", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra os métodos de reprodução natural e artificial dos peixes, além de apresentar informações sobre como proceder para produzir alevinos de qualidade. A coordenação técnica é do professor Dálcio Ricardo de Andrade, doutor em zootecnia, especialista em piscicultura, e do pesquisador Manuel Vasquez Vidal Junior, ambos da UFV - Universidade Federal de Viçosa.

http://www.youtube.com/watch?v=NlIgBGeoapo

Tecnologia e Treinamento 29-03-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.