Como criar e comercializar surubim

O surubim é um peixe nobre, sem escamas, que possui carne branca de sabor agradável

Criação comercial de surubim

Dentre todas as espécies de peixes existentes no Brasil, podemos destacar o surubim. Esse apresenta cabeça grande achatada, coloração escura no dorso, ranhuras esbranquiçadas nas laterais, pintas na extensão do corpo e ventre claro. É uma das maiores espécies de peixes fluviais, podendo atingir até 1,50m de comprimento e 70kg. Apresenta hábito noturno e suas características permitem que o cultivo seja feito de forma confinada ou solta.

O peixe é nobre, sem escamas, possuindo carne branca de sabor agradável. Por isso, tem grande aceitação no mercado, sendo considerado o competidor do salmão. Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas apropriadas para criá-lo em propriedades rurais. Para isso, existem empresas especializadas que se encarregam de produzir os alevinos, isto é, os filhotes de surubim que, posteriormente, serão vendidos aos piscicultores e passarão pelas etapas de recria e de engorda até atingirem o ponto ideal para a comercialização.

No Brasil, o surubim é o peixe de água doce de maior preferência e valor comercial. É considerado produto nobre e de marketing já estabelecido naturalmente a nível nacional. Apresenta carne de coloração clara e textura firme com sabor pouco acentuado, baixo teor de gordura e ausência de espinhos intramusculares, o que a torna adequada aos mais variados usos e preparos, agradando ao mais exigente e requintado paladar.

O curso "Criação Comercial de Surubim", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, aborda os principais assuntos relacionados a esse ramo da piscicultura. A coordenação técnica  do curso ficou a cargo do médico veterinário José Eduardo Aracena Rasguido, especialista e consultor em piscicultura da EMATER-MG.

http://www.youtube.com/watch?v=DIPyIa38QtA

Marconi Vieira 08-04-2010

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.