Aprenda a criar peixes ornamentais

A produção de peixes ornamentais comporta empreendedores com perfis diversos, tanto em relação à disponibilidade de capital, quanto à familiarização com o meio rural.

Produção de peixes ornamentais

O universo dos peixes é fantástico, cheio de cores, formatos, hábitos e variedades de espécies. Essa diversidade exerce grande fascínio  no homem  que procura explorá-la de várias formas. Uma delas, e muito interessante, ocorre com a criação de peixes ornamentais, uma atividade que, além de ser prazerosa, pode ser lucrativa.

A piscicultura com peixes ornamentais cultivados em cativeiro é uma atividade apaixonante e lucrativa, quando administrada profissionalmente. Devemos ressaltar que a oferta de várias espécies de peixes ornamentais, no mercado interno e externo, é inferior à demanda, tornando-a uma excelente opção para quem possui perfil de empreendedor.

Para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes, conhecer os tipos de instalações e equipamentos adequados e quais espécies são mais indicadas para serem criadas em cada propriedade, em cada região. Ele deve combinar uma série de fatores, como equipamentos e instalações, alimentação, domínio das técnicas de criação e conhecimento sobre o mercado no qual os peixes serão comercializados.

Produzir peixe em grande quantidade não é difícil. Mas, não é apenas esse o objetivo de uma piscicultura. Ela deve produzir o peixe desejado pelo consumidor, com a qualidade que ele exige e com um preço justo. Por isso, é fundamental, também, o contato e a integração do produtor com os elos posteriores da cadeia produtiva, que são os lojistas, atacadistas, o consumidor e o importador.

De acordo com o professor Manuel Vazquez Vidal Júnior, no curso "Produção de Peixes Ornamentais", elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, pode-se dizer que a produção comercial de peixes ornamentais é uma atividade bastante lucrativa, mas ainda em estruturação. Por isso, representa uma grande oportunidade para aqueles que ingressarem na atividade nos próximos anos. Dada a diversidade de espécies e de pacotes tecnológicos, essa  atividade comporta empreendedores com perfis diversos, tanto em relação à disponibilidade de capital, quanto à familiarização com o meio rural.

http://www.youtube.com/watch?v=BZi-vUof7Ro

Patrícia Tristão 08-04-2010
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.