5 principais doenças comuns em peixes de aquário

Quando doentes, além das alterações comportamentais, os peixes de aquário podem apresentar sinais visíveis no corpo, como manchas

5 principais doenças comuns em peixes de aquário

Alterações na temperatura e no pH da água do aquário, bem como a baixa imunidade dos peixes ornamentais podem resultar em doenças, como doença do algodão, doença da bexiga natatória, degeneração das nadadeiras, doença dos pontos brancos e doença do veludo. “Quando doentes, além das alterações comportamentais, os peixes podem apresentar sinais visíveis no corpo, como manchas”, afirma Manuel Vazquez Vidal Junior, professor do Curso CPT Produção de Peixes Ornamentais.

Doença do algodão


A doença do algodão é causada pelo fungo Saprolegnia sp., que se manifesta por meio de manchas brancas e/ou tufos brancos no corpo do peixe. Um dos fatores, que colocam os peixes suscetíveis ao ataque desse fungo, são as alterações na qualidade da água do aquário, como no pH. Quando detectados quaisquer sinais da doença, o médico veterinário deve ser chamado para ministrar o tratamento mais adequado.

Doença da bexiga natatória


A doença da bexiga natatória acomete principalmente peixes dourados, que passam a nadar com a barriga para cima ou de lado. Isso acontece porque a afecção impacta diretamente no órgão responsável pelo equilíbrio da densidade do peixe em relação à densidade da água. São vários os fatores desencadeadores da doença, como manejo alimentar inadequado, propensão genética, contaminação por bactérias, entre outros.

Degeneração das barbatanas


A degeneração das barbatanas e nadadeiras oferece a essas estruturas um aspecto de roído. Causada pela ação agressiva de bactérias, como Aeromonas hyhila, Cytophaga psychrophila e Pseudomonas fluorescens, essa doença promove o apodrecimento dos tecidos nessas regiões específicas, além do surgimento de manchas brancas leitosas, que se tornam inflamações degenerativas.

Doença dos pontos brancos


A doença dos pontos brancos (ou ictioftiríase) é causada pelo Ichthyophthirius multifiliis, um protozoário, que contamina o aquário via objetos contaminados ou peixes recém-adquiridos infectados. A doença se manifesta em forma de pontinhos brancos no corpo do peixe, em especial nas nadadeiras. Além disso, o animal pode apresentar dificuldades respiratórias quando a ictioftiríase atinge as suas brânquias.

Doença do veludo


A doença do veludo (ou oodiniose) também é causada por um protozoário (Oodinium pilullaris). Um dos sintomas mais característicos dessa doença é uma espécie de veludo cobrindo a pele do peixe. Além disso, surgem pontinhos brilhantes, em todo o corpo do peixe, até mesmo nas brânquias e nadadeiras. Com a evolução da doença, podem surgir úlceras, muco e descolamento da pele do animal.

Conheça os Cursos CPT da Área Piscicultura:

Produção de Peixes Ornamentais

Nutrição e Alimentação de Peixes

Cultivo de Peixes em Sistemas de Recirculação de Água - RAS

Fonte: Blog Petz

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-02-2021 Aves e Peixes
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.