Avicultura no Brasil

É possível aumentar de 50 a 75% a sua produtividade adaptando-se para a criação em alta densidade

 

Criar frangos de corte em alta densidade significa colocar mais aves por metro quadrado de construção ou, em outras palavras, aumentar a produção de carne por área construída. O grande desafio da avicultura de corte no Brasil é alojar de 14 a 22 aves por metro quadrado de galpão, com resultados de produção superiores a 30 kg de carne/metro quadrado.

O objetivo direto da criação em alta densidade é a otimização de todo o sistema, ou seja, das instalações, da mão de obra, equipamentos, infraestrutura de apoio, assistência técnica e transporte. Tudo isso visando, em última instância, a redução dos custos de produção.

É possível aumentar de 50 a 75% a sua produtividade adaptando-se para a criação em alta densidade. O investimento é mínimo, e resulta em melhoramento do índice zootécnico das suas aves.

Mas afinal, no Brasil, qual é o principal entrave para esse aumento de densidade na criação de frangos? Um dos principais responsáveis pelo fracasso ou sucesso do empreendimento avícola é o ambiente no qual as aves são submetidas. Dentre os vários fatores do ambiente, os térmicos são aqueles que afetam mais diretamente as aves. O fato do Brasil estar situado predominantemente até a faixa de 30° de latitude Sul, ou seja, na faixa mais quente do planeta, inspira maior atenção aos problemas de estresse por calor.

A avicultura brasileira é conduzida maciçamente em galpões abertos, sem ambiente controlado. A maioria dessas instalações não obedece aos princípios do acondicionamento térmico natural. Esses princípios tratam de procedimentos simples que devem ser observados no planejamento e construção de galpões avícolas, como sua localização, orientação, a altura do pé direito, sua largura, material de cobertura mais isolante, paisagismo circundante etc.

No curso, Produção de Frangos de Corte em Alta Densidade, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará várias dicas de como fazer o acondicionamento do ambiente completo e adaptado para sua criação.

De acordo com a Professora e Pesquisadora Ilda Ferreira Tinôco, "nos últimos três anos, a avicultura brasileira passou a reavaliar o ambiente em que são criadas as aves como o principal determinante nas possibilidades de se obter maiores benefícios com a tecnologia já conquistada, especialmente para a criação em alta densidade."

Para mais informações sobre produção de frangos e áreas relacionadas à avicultura, acesse o nosso site através do link abaixo, e atualize a sua produção. http://www.cpt.com.br/cursos-avicultura

Equipe de Redação 12-08-2011 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.