Aspecto físico da ração influencia no seu aproveitamento e conservação

A ração pode ser utilizada no sistema caipira, desde que balanceada especificamente para frangos de corte e poedeiras

Criação de Frango e Galinha Caipira - Alimentação das Galinhas

O fornecimento da ração às galinhas está relacionado com a qualidade e o tamanho da área de pastagem destinada a cada ave. Assim, numa criação de aves caipiras na qual são fornecidos 50% de consumo à vontade, elas necessitariam de 4 a 5 m2 de pasto. No caso de fornecimento de 80% do consumo à vontade, a área seria reduzida para apenas 3 a 4 m2. No sistema de confinamento, um frango alimentado apenas de ração consome em média seis quilos de ração.

A alimentação voltada para a produção de ovos ou carne deve atender às necessidades de manutenção e de produção das aves. Em geral, toma-se por base o fornecimento de ração balanceada, que é em torno de 70% do que as aves consumiriam caso fossem alimentadas somente com ração. Com a ração balanceada, as aves rapidamente ganham peso e aumentam a produção de ovos, obtendo o máximo de aproveitamento do seu potencial de crescimento.

A ração pode ser utilizada no sistema caipira, desde que balanceada especificamente para frangos de corte e poedeiras, e formulada para atender as exigências nutricionais de cada fase da criação. Essa é a dificuldade de apresentar fórmulas prontas e acabadas.

Segundo o professor Dr. Luiz Fernando Albino, coordenador técnico do curso Criação de Frango e Galinha Caipira, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "para formular as rações na propriedade, em primeiro lugar, é necessário conhecer as exigências nutricionais das aves, as tabelas de composição química dos ingredientes e os fatores econômicos envolvidos".

O aspecto físico da ração também influencia no seu aproveitamento e conservação. A ração farelada é a forma original do momento da elaboração. A peletizada é feita com tratamento de vapor e compressão, produzindo pellets com os ingredientes fortemente aderidos, o que irá impedir desperdícios e diminuir a ação de contaminantes. Apesar do maior custo, proporcionará melhor desempenho para as aves. A ração triturada nada mais é que a peletizada, triturada em fragmentos menores, ideal para a fase inicial das aves.

http://www.youtube.com/watch?v=Je3ie0F5lP0

Marconi Vieira 22-03-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.