Raças mais indicadas para o sistema caipira de criação de aves

As galinhas caipiras têm mais valor no mercado brasileiro do que as raças industriais

Criação de Frango e Galinha Caipira - Raças das Galinhas

No mercado brasileiro, existe uma grande demanda por galinhas e ovos caipiras. A condição básica de uma galinha caipira, tanto para a produção de corte como de ovos, é que a ave se adapte à criação em piso e apresente pele amarela e plumagem colorida. O sabor da carne deve ser mais natural, apresentar textura mais firme e proporcionar uma mastigação mais lenta e saborosa. Além disso, a cor da pele dos frangos e da gema dos ovos deve ser bem pigmentada.

Para se trabalhar com galinha caipira, pode-se optar por dois tipos básicos de produção: carne e ovos. Mas, também é possível comercializar pintos de um dia, frangas em início de postura e até uma combinação dessas alternativas. O importante é que a ave se adapte bem às condições da região na qual será criada e haja mercado para escoar a produção.

Nos programas de extensão rural que visam o melhoramento do plantel de aves é muito comum se utilizar as raças americanas no cruzamento com aves existentes nas propriedades rurais ou granjas. Segundo o professor Dr. Luiz Fernando Albino, coordenador técnico do curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "esses programas têm como objetivo melhorar os padrões de produção regional".

As raças mais indicadas para o sistema caipira de criação são as aves de raças puras, que são as americanas e as de linhagens caipiras melhoradas. Mas pode-se utilizar também aves de linhagem industrial, porém, é bom lembrar que a galinha de linhagem industrial de pele e plumagem branca não tem bom mercado.

http://www.youtube.com/watch?v=63BRrYje3qE

Marconi Vieira 21-03-2011 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.