Sistema intensivo é muito semelhante à criação industrial

Como fica em confinamento total, é essencial que o lote seja mantido saudável do início ao fim da criação

Criação de Frango e Galinha Caipira - Sistema Intensivo

A criação no sistema intensivo deve fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento das aves. Nele, as aves são criadas em galpões por todo o seu ciclo de produção.

O sistema consiste em manter as aves em confinamento total, desde o nascimento, até o abate. Como ficam em confinamento total, é essencial que o lote seja mantido saudável do início ao fim da criação. É fundamental manter a cama sempre em condições adequadas, utilizando o material apropriado, e que esteja sempre seca e na altura correta.

Evite introduzir uma densidade maior do que a capacidade do galpão. Equipamentos como bebedouros, comedouros e ventiladores devem ser em número suficiente para atender às necessidades ideais de manejo. É necessário realizar o controle de pragas e de doenças, bem como o programa de vacinação. Todas são medidas indispensáveis para que se obtenha uma boa produtividade.

A alimentação na forma de verde picado pode ser fornecida em alimentadores ou por meio de forragens penduradas em diferentes locais do galpão. De acordo com o professor Dr. Luiz Fernando Albino, coordenador técnico do curso Criação de Frango e Galinha Caipira, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "o uso de alimentadores é mais prático, pois há economia de mão-de-obra para amarrar e desamarrar as forragens".

Ele ainda explica que com as folhagens penduradas pouco acima da altura das aves, essas são obrigadas a pular para que consigam comer. Ao pular estão se exercitando, e isso promove a carne desses animais mais textura, ficando parecida com a das aves criadas em sistemas extensivos e semi-intensivos.

http://www.youtube.com/watch?v=OQ_KpHK-aBE

Marconi Vieira 22-03-2011 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.