Galinha poedeira - fase de produção: manejo

Na fase de produção, as aves já atingiram o completo desenvolvimento corporal e estão iniciando sua vida produtiva, portanto, mantenha um ambiente tranquilo e evite, ao máximo, barulho e movimentação excessiva de pessoas e veículos por perto do galpão

   Pese as galinhas semanalmente, até a 30ª semana de idade, para avaliar e controlar o desenvolvimento corporal das aves

O controle de peso é fundamental para mantermos a uniformidade do lote e com isso alcançarmos um pico maior de produção

Na fase de produção, as aves já atingiram o completo desenvolvimento corporal e estão iniciando sua vida produtiva, portanto, mantenha um ambiente tranquilo e evite, ao máximo, barulho e movimentação excessiva de pessoas e veículos por perto do galpão.

Confira alguns manejos e cuidados indispensáveis nesta fase:

Pese as galinhas semanalmente, até a 30ª semana de idade, para avaliar e controlar o desenvolvimento corporal das aves. Pese aves de várias gaiolas de cada fileira, aproximadamente 5% do lote. O controle de peso é fundamental para mantermos a uniformidade do lote e com isso alcançarmos um pico maior de produção.

Realize um controle de moscas durante todo o período de produção, conforme programa específico. Esse controle é feito controlando-se a umidade do esterco e evitando-se que os ovos que caírem fiquem depositados no esterco. Em determinadas épocas do ano, o técnico responsável pode indicar algum larvicida para ser aplicado no esterco.

Quanto ao esterco, ele só deve ser retirado quando há retirada do lote inteiro do galpão ou quando se realiza a muda forçada. Se acontecer de o cone de esterco encostar na gaiola, ele deve ser retirado antes da retirada do lote, para não haver contaminação das aves daquela gaiola.

A demora em retirar o esterco é importante porque quanto maior for o cone de esterco, mais seco ele ficará. Isso dá ao esterco uma qualidade maior. Para isso, o terreno abaixo das gaiolas deve ter uma boa drenagem e uma inclinação de 1% entre a ponta oeste e a ponta leste do galpão.

Muda forçada

A muda, ou renovação das penas como também é conhecida, pode ocorrer várias vezes durante a vida normal de uma ave. Durante o crescimento ocorrem duas mudas sucessivas, antes que apareça o empenamento definitivo chamado de empenamento de base.

Nas poedeiras comerciais, a muda de penas, em condições normais, ocorre somente depois de um longo período de produção. A completa troca de penas demora cerca de quatro meses; nesse período, não há postura.

Esse processo pode ser acelerado com um programa que induz a queda de penas, com posterior crescimento das plumas novas. Há um rápido reinício da produção de ovos. É o que chamamos de muda forçada.

Os métodos para a muda forçada são basicamente três:

a) por meio de medicamentos; b) métodos nutricionais; c) métodos de manejo.

O mais usado, por ser mais simples, consiste em retirar o alimento por um período determinado, quando as aves trocam de penas e ao mesmo tempo descansam e rejuvenescem o aparelho reprodutivo.

Júlio Maria Ribeiro Pupa, coordenador do Curso Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, afirma que a idade ideal para iniciar esse programa é quando as aves atingem entre 60 e 65 semanas de idade, pois a produção obtida será um pouco menor e a queda na taxa de postura mais rápida. Em compensação, os ovos serão maiores, de melhor qualidade e com melhor preço no mercado. A muda forçada deve ser feita em lotes sadios. As aves fora de produção, com peso abaixo do padrão e de aspecto doente, devem ser descartadas.

Equipe de Redação 10-07-2013 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.