Lesões nos pés da galinha - conheça as causas

Lesões nos pés da galinha - conheça as causas. Além de lesões nos pés, a carência de biotina na alimentação das galinhas causa sério impacto na reprodução e no crescimento das aves.

Além de lesões nos pés, a carência de biotina na alimentação das galinhas causa sério impacto na reprodução e no crescimento das aves

Lesões nos pés da galinha - conheça as causas 

As lesões nos pés da galinha geralmente são causadas por deficiência em biotina. Trata-se de um nutriente de suma importância na dieta das aves, que pode ser encontrado nas rações com bom padrão de qualidade. Portanto, se houver alguma ave com danos, lesões ou inflamações nos pés, provavelmente seja a falta de biotina.

Conhecida como vitamina B7 ou vitamina B8, a biotina atua no metabolismo das proteínas e tem influência direta na pele. A vitamina pode ser encontrada nos cereais à base de milho e de soja, além dos farelos de oleaginosas. Mas com o avanço da tecnologia, a biotina passou a compor a formulação das rações para aves, encontradas facilmente no mercado.

Além de lesões nos pés, a carência de biotina na alimentação das galinhas causa sério impacto na reprodução e no crescimento das aves, além de lesões na pele e nos ossos. Portanto, é primordial que o avicultor não compre rações de baixa qualidade. Mesmo se a ração for de boa qualidade, se o armazenamento for incorreto, haverá perda de biotina em sua composição.

Quando a ração é armazenada em galpões onde há umidade em excesso, ou ainda quando os sacos de ração ficam abertos, dispostos diretamente no chão ou em locais com muita sujeira, a contaminação da ração é imediata. Como consequência, podem surgir fungos, que aceleram o processo de decomposição, o que resulta em alterações na constituição nutricional da ração.

Com o déficit de biotina, as galinhas ficam fragilizadas e sujeitas a problemas diversos. Não apenas as galinhas com boa linhagem estão suscetíveis a danos e lesões nos pés, como também as aves com consanguinidade. Estas, em especial, não conseguem absorver a vitamina presente na ração ou a absorvem de forma insuficiente.

Além das lesões e danos nos pés, pode surgir sarna. Com isso, as escamas presentes nas pernas e nos pés das galinhas se abrem e inflamam. Quando não submetidas imediatamente a tratamento, surgem fissuras e sangramento, o que piora ainda mais o quadro de saúde das aves. O melhor a fazer é consultar um médico veterinário para o tratamento correto.

Alguns avicultores mais experientes tratam as aves com uma pasta de enxofre e azeite de oliva. Esta deve ser aplicada de baixo para cima das escamas, para que o produto penetre em toda a área acometida pela inflamação.

É importante destacar que não somente a deficiência de biotina causa lesões nos pés da galinha, como também pisos do aviário muito duros, ou ainda contaminados com fezes e umidade. Daí a necessidade de higienização dos galpões de criação, além da troca contínua da cama do aviário.

Fonte: Revista Globo Rural.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Avicultura.


Salvar

Andréa Oliveira 21-12-2016 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Walmir De Jesus

21-06-2021

Desejo informações sobre a dosagem da biotina para as galinhas.

Resposta do Portal Tecnologia e Treinamento

22-06-2021

Olá, Walmir 

Como vai?

A melhor orientação que podemos dar a você é que procure em sua cidade um especialista. Devido ao fato de não estarmos presentes para fazer uma correta avaliação, qualquer diagnóstico ou informação de dosagem passa a ser um risco desnecessário à ave.

Atenciosamente,

Erika