Ovos de galinha pequenos - isso é normal?

Ovos de galinha pequenos - isso é normal? Quanto mais prematura a postura da galinha, maior a probabilidade de o ovo ser pequeno e possuir imperfeições na casca.

Quanto mais prematura a postura da galinha, maior a probabilidade de o ovo ser pequeno e possuir imperfeições na casca

Ovos de galinha pequenos - isso é normal? 

"Uma boa linhagem de galinhas poedeiras deve apresentar capacidade de postura acima de 240 ovos por ano, alta percentagem de ovos grandes, boa capacidade de pigmentar as gemas, alta taxa de eclosão, maturidade sexual precoce, alta fertilidade, alta qualidade interna do seu ovo e baixa incidência de manchas no seu interior", afirma Júlio Maria Ribeiro Pupa, professor do Curso a Distância CPT Galinhas Poedeiras Cria e Recria, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

As galinhas começam a postura com 16 a 18 semanas de vida

As aves jovens, no início da postura, botam ovos menores que os das galinhas adultas. Geralmente, quando atingem 16 a 18 semanas de vida, as galinhas já começam a botar ovos. Quanto mais prematura a postura da galinha, maior a probabilidade de o ovo ser pequeno. Portanto, quando isso ocorre em um aviário (até mesmo comercial), é completamente normal. A postura também varia muito conforme linhagem das galinhas.  

Ovos pequenos e com saliências na casca vêm de galinhas jovens

Os ovos que apresentam algumas deformidades (pequenos e com saliência na casca) também vêm das galinhas que começaram seu período de postura recentemente. Como o sistema reprodutivo da ave ainda está em fase de desenvolvimento, é muito provável haver irregularidades na casca do ovo.

A raça e o melhoramento genético também determinam o tamanho dos ovos

Por outro lado, se a galinha ficar mais velha e continuar botando ovos pequenos ou com deformações na casca, esta pode ser uma característica genética da galinha ou da raça à qual pertence. Algumas aves passaram por melhoramento genético para tamanho de ovo, outras não. No caso de galinhas caipiras, os ovos são realmente menores, pois é o padrão da raça.

Dieta pobre em nutrientes faz com que as galinhas botem ovos pequenos

Mas muito cuidado! Alimentação pobre em nutrientes também pode fazer com que as galinhas botem ovos menores. Mas é preciso que várias galinhas apresentem o mesmo problema para que isso seja comprovado. No caso, reforce a dieta das aves para que elas recebam uma alimentação equilibrada, tornem-se saudáveis e prontas para botar ovos maiores e nutritivos.

Fonte: Globo Rural.


Salvar

Andréa Oliveira 16-12-2016 Avicultura

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.