Características da água para cultivo de camarão

Os camarões costumam permanecer mais tempo nos pontos de maior profundidade dos viveiros

Para se produzir camarões de forma eficiente, deve-se avaliar a qualidade da água que será usada na carcinicultura e, para isso, deve-se analisar e monitorar as suas principais características, que são: a salinidade, o oxigênio dissolvido, a temperatura, o pH e turbidez. Apresentaremos duas dessas características: salinidade e temperatura da água.

Salinidade

Esse parâmetro, indica a concentração de todos os sais (não apenas o NaCl) que se encontram dissolvidos em um litro de água. Assim, por exemplo, se uma água possui salinidade igual a 15, significa dizer que, em cada litro desta água, existem 15 g de sal dissolvido, ou, em outras palavras, 15 partes de sal em mil partes de água.

Para monitorar a salinidade da água dos viveiros, deve-se medi-la uma vez por dia, utilizando-se um aparelho chamado de refratômetro (Figura 3.1), o qual possui em seu interior, uma escala, que permite fazer a leitura direta da salinidade da água analisada.

Os camarões costumam permanecer mais tempo nos pontos de maior profundidade dos viveiros e, por isso, a amostra de água deverá ser coletada bem próximo do fundo. Para isso, utiliza-se uma garrafinha de plástico, amarrada a uma haste de madeira e tampada com uma rolha, amarrada a um arame ou a uma corda fina resistente (corda para pesca). Assim, ao ser inserida na água, quando tocar o fundo, bastará puxar o arame para abrir a garrafa e coletar a amostra de água.

Temperatura da água

A temperatura da água é um parâmetro que exerce grande influência no desenvolvimento dos camarões. O camarão branco do pacífico se desenvolve bem em água com temperaturas entre 22ºC e 32ºC. Temperaturas abaixo ou acima dessa faixa podem prejudicar o desenvolvimento dos animais e afetar os níveis de produtividade alcançados nos cultivos, como acontece, por exemplo, nos cultivos de inverno no Sul do Brasil, em que o crescimento dos camarões é mais lento, quando comparado com o alcançado no Nordeste do país.

Também se deve medir a temperatura da água duas vezes ao dia e em duas profundidades. Para isso, pode-se utilizar o termômetro, que já faz parte oxigenômetro, possibilitando, dessa forma, a medição da temperatura da água e do oxigênio dissolvido ao mesmo tempo.

No Curso Cultivo de Camarões Marinhos, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, você encontrará informações sobre todas as principais características necessárias para se produzir camarões. Segundo o coordenador do curso, Antônio Ostrensky Neto, "além de avaliar a salinidade da água e a topografia do local, para que a carcinicultura torne-se um negócio economicamente viável, é preciso, ainda, na fase de panejamento, avaliar também a sua localização, considerando-se, principalmente, a distância até os centros fornecedores de insumos e consumidores do produto final".

Equipe de Redação 08-09-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.