Recepção e soltura de alevinos é feita em baixa temperatura

Caso o tempo de transporte seja curto, pode-se utilizar bombonas de plástico para o serviço

Curso Criação de Peixes - Alevinos

A recepção e a soltura dos alevinos nos viveiros de recria são etapas muito importantes da piscicultura e devem ser feitas nos horários menos quentes do dia, para evitar que os peixes venham a sofrer estresse.

O transporte dos alevinos pode ser feito em sacolas de plástico transparente ou em caixas isotérmicas de fibra de vidro. O primeiro método é recomendado para o transporte de, no máximo, 100 mil unidades, e poderá ser feito em sacolas com capacidade de aproximadamente 30 litros. O transporte em caixas de fibra de vidro é usado para carregamentos maiores e permite obter maior controle da temperatura e da taxa de oxigênio da água.

De acordo com o professor Eduardo Aracena Rasguido, coordenador técnico do curso Criação de Peixes, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "independente do tipo de embalagem utilizado no transporte dos alevinos, no momento da soltura dos mesmos, é importante ficar atento à densidade de povoamento dos viveiros".

Essas mesmas embalagens, ou seja, sacolas de plástico e caixas isotérmicas, são utilizadas para realizar o transporte de peixes juvenis das pisciculturas de recria até as de engorda. Caso o tempo de transporte seja relativamente curto, no máximo 30 minutos, pode-se utilizar também bombonas de plástico para transportar alevinos ou peixes juvenis.

http://www.youtube.com/watch?v=46dYWurhG9k

Marconi Vieira 15-02-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.