Alimentação dos peixes é influenciada pela temperatura e a espécie

Ao serem transferidos para os viveiros de engorda, os peixes devem ser separados pelo tamanho

Curso Criação de Peixes - Alimentação

Ao serem soltos, a quantidade de ração dada aos alevinos deverá ser definida de acordo com a temperatura da água e com a idade dos peixes, sendo que o número de vezes que será fornecida durante o dia varia de acordo com a espécie a ser cultivada.

Para as tilápias, por exemplo, a ração deverá ser fornecida três vezes ao dia, sendo uma pela manhã, outra por volta do meio-dia e a terceira à tarde. Já para o surubim, no primeiro mês, deve-se fornecer ração três vezes ao dia e três vezes à noite, em intervalos igualmente distribuídos.

A partir da segunda quinzena, os horários noturnos de fornecimento deverão ser aproximados dos diurnos. Segundo o professor José Eduardo Aracena Rasguido, coordenador técnico do curso Criação de Peixes, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "dessa maneira, consegue-se, no início do segundo mês, realizar as alimentações apenas ao amanhecer, entre o meio-dia e uma da tarde, e ao entardecer".

Quando os peixes juvenis estiverem com o peso adequado recomendado para cada espécie, eles deverão ser transferidos para os viveiros de engorda, sendo classificados e separados de acordo com o tamanho. Dessa forma, os peixes maiores serão colocados em um determinado viveiro, os médios em um segundo e os menores em um terceiro viveiro. Procedendo dessa maneira, o piscicultor obterá diferentes plantéis, com desenvolvimento mais uniforme dos peixes em cada viveiro.

Nos viveiros de engorda, os peixes passarão a receber ração extrusada juntamente com a farelada. A proporção de ração farelada deverá ser reduzida todos os dias, até que, no quarto dia, o peixe passe a receber apenas a extrusada. Assim como na fase de recria, a quantidade de ração fornecida deverá variar de acordo com a espécie cultivada, temperatura da água e o peso médio dos peixes.

http://www.youtube.com/watch?v=_AiFaxRntjI

Marconi Vieira 16-02-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.