Na piscicultura, é importante ter conhecimento dos hábitos alimentares dos peixes

Os tipos de peixes a serem criados devem ser escolhidos de acordo com fatores climáticos, demanda do mercado e as preferências do consumidor

Curso Criação de Peixes - Peixe

Na piscicultura, existem três tipos de peixes que representam a maioria da produção, são eles: peixes tropicais, peixes de clima frio ou temperado e peixes ornamentais. O tipo de peixe a ser criado deve ser escolhido de acordo com fatores climáticos, demanda do mercado e as preferências do consumidor. Devido a esses aspectos, algumas espécies são mais cultivadas em determinadas regiões do Brasil, fazendo com que exista uma regionalização na produção nacional de peixes.

Outro ponto importante para se obter sucesso com a piscicultura é o conhecimento dos hábitos alimentares dos peixes que serão cultivados. Os peixes produzidos para alimento humano poderão ser classificados em carnívoros e não-carnívoros.

Alguns peixes carnívoros poderão ser alimentados apenas com ração, como é o caso de surubins e a truta. Porém, segundo o professor José Eduardo Aracena Rasguido, coordenador técnico do curso Criação de Peixes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "existem peixes que não aceitam as rações como alimento principal, o que torna o cultivo mais difícil de ser realizado".

Os peixes não-carnívoros são aqueles que se alimentam de ração e de plâncton. Por isso, nesse caso, torna-se indispensável conhecer os componentes de um ecossistema de um viveiro de piscicultura, a partir do ciclo de produção de alimentos naturais.

http://www.youtube.com/watch?v=5Vfq5R9_qSk

Marconi Vieira 15-02-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.