Qualidade da água interfere no sabor da carne do peixe

É muito importante se certificar previamente de que a área utilizada nos viveiros sempre se manterá isenta de agentes contaminantes

Criação de Peixes - Qualidade da Água

Para se avaliar a água que será utilizada na piscicultura, deve-se considerar a qualidade e a quantidade da mesma, pois é indispensável que ela seja abundante, de boa procedência e livre de contaminações.

No meio rural, os mananciais de água podem ser contaminados por defensivos agrícolas, descargas de dejetos de instalações de animais, redes de esgoto das residências, descargas de efluentes de agroindústrias ou deposição de lixos nas proximidades dos mananciais.

De acordo com o professor José Eduardo Aracena Rasguido, coordenador técnico do curso Criação de Peixes, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "esses tipos de contaminantes, além de provocarem sabor desagradável na carne dos peixes, causam intoxicações aos mesmos e também ao homem, após o consumo do produto".

Os defensivos e os fertilizantes químicos que são aplicados com frequência nas lavouras poderão alcançar os mananciais de água, por meio da infiltração da água de irrigação no solo, até atingir o lençol freático, ou através do escoamento superficial que, geralmente, ocorre após as chuvas mais intensas. A água que não infiltrar no solo arrastará os resíduos químicos depositados sobre o mesmo até os mananciais. Já as contaminações provenientes das instalações de animais, de redes de esgoto das residências, das descargas de efluentes de agroindústrias e depósitos de lixo, ocorrem quando as mesmas são lançadas nos cursos d’água, sem que tenham sofrido nenhum tipo de tratamento adequado.

Assim, antes da instalação de uma piscicultura, é muito importante atentar-se para as possibilidades dessas fontes de contaminação estarem afetando a qualidade da água. Além disso, mesmo que na propriedade onde será instalada a piscicultura não sejam praticadas atividades que possam gerar fontes de contaminação do curso d’água, também é necessário fazer a avaliação da mesma, pois ela poderá receber agentes contaminantes de outras localidades.

http://www.youtube.com/watch?v=8tZVcf-4XXo

Marconi Vieira 15-02-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.