Lipídios são principal fonte de energia na dieta dos peixes

Além disso, eles também são requeridos para manutenção da estrutura e função da membrana celular

Nutrição e Alimentação de Peixes

Os peixes gastam relativamente pouca energia para manterem-se em movimento. Isso ocorre, principalmente, por que eles excretam os metabólitos nitrogenados na água em forma de amônia em lugar de ureia ou ácido úrico, perdendo menos energia no catabolismo proteico e excreção do nitrogênio não aproveitado.

Os lipídios são a melhor fonte de energia para os peixes, seguidos pela proteína e carboidratos. Eles exercem um papel importante nos processos de produção de energia, como fonte de ácidos graxos essenciais (AGE) e como transportadores de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Recentes estudos têm demonstrado que as exigências de AGE nos peixes se diferenciam consideravelmente entre as espécies.

De acordo com o professor Luiz Edivaldo Pezzato, coordenador técnico do curso Nutrição e Alimentação de Peixes, desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "além dos lipídios representarem uma fonte rica de energia, são também requeridos para manutenção da estrutura e função da membrana celular".

Os carboidratos constituem o grupo de nutrientes mais controvertidos dentro da alimentação dos peixes, já que não aparecem deficiências e sintomas de carência, quando ausentes na dieta. Com efeito, sua necessidade pode ser considerada nula. Incluem-se os amidos, açúcares, celulose e as gomas, constituindo usualmente a fonte de energia de baixo custo na alimentação.

Os peixes carnívoros, entretanto, não são hábeis em digerir carboidratos eficientemente. Muitos são mais hábeis para utilizar os carboidratos complexos, como os amidos, do que os açúcares simples. Alguns carboidratos são normalmente reportados como indigestíveis, como a celulose. Muitos peixes não têm a enzima celulase, necessária para digestão e, assim, a fibra é considerada como fonte de energia não disponível. Essa enzima, entretanto, é produzida por bactérias intestinais de alguns peixes herbívoros.

http://www.youtube.com/watch?v=eICwqu9-h3Q

Marconi Vieira 14-06-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.