Criação de peixes ornamentais

 O mercado mundial comercializa, por ano, cerca de 350 milhões de unidades de peixes ornamentais

A produção de peixes ornamentais é considerada um dos setores mais lucrativos da piscicultura. Nos países onde foi recentemente introduzida, ela rapidamente expandiu-se, dado o crescente aumento na demanda mundial.

O mercado mundial comercializa, por ano, cerca de 350 milhões de unidades de peixes ornamentais. As vendas de equipamentos e acessórios para aquários ultrapassam nove bilhões de dólares anuais.

Para obter sucesso, o produtor precisa saber como realizar corretamente o manejo dos peixes, conhecer os tipos de recursos adequados e quais espécies são mais indicadas para serem criadas em cada propriedade, em cada local. Ele deve combinar uma série de fatores, como equipamentos, instalações, alimentação, domínio das técnicas de criação e conhecimento sobre o mercado no qual os peixes serão comercializados.

A melhor forma de manter-se competitivo no mercado de peixes ornamentais é investir na aquisição da tecnologia de produção e buscar conhecer não só seus futuros clientes como também todas as pessoas e instituições com as quais irá se relacionar comercialmente. No caso da piscicultura com peixes ornamentais, a atividade comporta piscicultores rurais ou urbanos, com diversos níveis de utilização de área e de capital, porém a busca por tecnologia está presente em todos os empreendimentos.

Como a maioria das espécies de peixes ornamentais é muito sensível, é necessário compreender e manejar todos os fatores relacionados à criação. Quanto mais você souber a respeito da espécie que está criando, maiores serão as chances de obter êxito no negócio.

A qualidade da água é um critério preponderante para o sucesso da piscicultura. São vários os tipos de água utilizados em piscicultura (quanto à origem ou quanto à natureza), cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Ambiente aquático

A água deve ser manipulada para manter propícias as características de temperatura, luminosidade, de pH, oxigênio e amônia. Nela são eliminadas as excretas e fezes dos peixes e de outros animais que a habitam, sem mencionar as substâncias tóxicas.

Na piscicultura comercial, o ecossistema é manipulado para manter o ambiente o mais adequado possível às espécies que estão sendo criadas, buscando maximizar a produção de plâncton e de outros organismos que servem de alimento para os peixes.

Temperatura

A temperatura é a principal variável abiótica que afeta o metabolismo dos peixes. Uma variação de apenas um grau no calor corporal dos peixes ocasiona uma alteração de 8% a 10% em seu metabolismo.

Os peixes são animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura corporal varia em função da temperatura da água que o circunda. A maioria das espécies não possui grandes reservas de gordura, o que poderia atuar como isolante térmico.

Manuel Vazquez Vidal Júnior, coordenador do Curso Produção de Peixes Ornamentais, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, ressalta que a criação comercial de peixes ornamentais é uma atividade relativamente recente no Brasil. Seu maior impulso ocorreu no final da década de 70 e hoje se encontra numa fase de plena ascensão, respondendo à entrada no mercado de um grande número de piscicultores, embora a oferta ainda seja inferior à procura.

Equipe de Redação 26-12-2011 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.