Como produzir pacus e tambaquis

Essas duas espécies de pescado são conhecidas e consumidas na maioria dos estados do país

Como criar pacus e tambaquis

A piscicultura brasileira utiliza, em sua maioria, espécies de peixes nativos. Dentre essas, o pacu e o tambaqui têm sido bastante cultivados, pois são  tradicionalmente consumidos pela população brasileira e, em seus locais de origem, fazem parte dos pratos típicos, por terem carne saborosa e de qualidade.

Essas espécies são fáceis de comercializar em vários estados do país, pois já são conhecidas dos consumidores. Além disso, têm sido procuradas intensamente pelos pesque-pague. Esse mercado favorável gera uma grande demanda por alevinos e também por matrizes.

A expectativa de produção de carne de pescado irá variar em função da tecnologia adotada, porém tanto o cultivo semi-intensivo, em tanques escavados, como o cultivo em tanques redes, já se mostraram bastante rentáveis, mesmo quando comparados a outras espécies. No cultivo intensivo, os primeiros resultados se mostram promissores, especialmente em função da estabilidade econômica que o país vem experimentando.

O curso "Criação de Pacu e Tambaqui", desenvolvido pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, mostra todos os métodos para a produção dessas duas espécies, que apresentam mercados promissores no cenário nacional. A coordenação técnica desse trabalho ficou a cargo de Manuel Vazquez Vidal Júnior, doutor em piscicultura da EPAMIG - MG.

http://www.youtube.com/watch?v=NDjhxiu3dyo

Marconi Vieira 01-04-2010 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.