Tanque de recria e de engorda de tilápias

A produção comercial de tilápias, realizada em tanques-rede, é composta, basicamente, por três etapas principais, ou seja, a alevinagem, a recria e a engorda. A fase de alevinagem é realizada pelas empresas especializadas na criação dos alevinos. Portanto, o piscicultor será responsável apenas

Saiba como montar tanques de terra e tanques-rede para criação de tilápias

Os tanques-rede são estruturas apropriadas para serem utilizadas na fase de engorda dos peixes, se tratando de cultivo em alta densidade

A produção comercial de tilápias, realizada em tanques-rede, é composta, basicamente, por três etapas principais, ou seja, a alevinagem, a recria e a engorda. A fase de alevinagem é realizada pelas empresas especializadas na criação dos alevinos. Portanto, o piscicultor será responsável apenas pelas fases de recria e de engorda. No caso da tilápia, a recria deverá ser realizada em tanques de terra, e a engorda, em tanques-rede.

Tanques de terra

Os tanques de terra irão receber os alevinos, onde permanecerão até o final da fase de recria que dura, em média, 60 dias. Eles deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água.

Aspectos construtivos: os tanques deverão ser construídos em terrenos com topografia plana, para permitir o abastecimento de água por gravidade. Para facilitar o manejo dos peixes, deverão ficar próximos uns dos outros. Os tanques deverão ser construídos, também, de forma que o fundo fique bem nivelado no sentido transversal e tenha um desnível de 20 a 30 cm no sentido do comprimento.

Proteção: em algumas regiões onde existe a presença de animais predadores, os alevinos que são colocados nos tanques de recria poderão sofrer ataques por estes animais. Para evitar prejuízos econômicos, nestes casos será necessário fazer a instalação de dispositivos de proteção e segurança nos tanques de terra, utilizados na fase de recria da tilápia.

Para reforçar a segurança dos tanques contra a entrada indesejável de lontras e de outros animais predadores de menor porte, além da cerca elétrica, recomenda-se instalar telas metálicas ao redor dos tanques, até a altura de um metro.

Tanques-rede

Na produção de tilápias, os tanques-rede são estruturas apropriadas para serem utilizadas na fase de engorda dos peixes, se tratando de cultivo em alta densidade. São gaiolas de telas especiais, que podem ser colocadas dentro de represas ou rios. No interior dessas gaiolas, os peixes serão mantidos em confinamento durante um período de aproximadamente 120 dias, quando então atingirão o ponto ideal de abate. Para utilizar os tanques-rede de forma correta é necessário que o piscicultor tenha conhecimento a respeito dos aspectos construtivos dos mesmos e das formas corretas de instalação nas represas.

Aspectos construtivos dos tanques-rede: o tanque-rede é uma espécie de gaiola flutuante construída com armação feita de tubos galvanizados. As suas laterais são cercadas por telas de arame galvanizado, revestidos com PVC de alta aderência, que garante uma alta durabilidade à tela, pois impede a entrada da água entre o revestimento de PVC e o arame.

Dimensões dos tanques-rede: os tanques-rede para engordar tilápias deverão possuir dois metros de cada lado e 1,20 m de altura. Para impedir a fuga dos peixes, a malha da tela deverá ser de 19 mm.

Sistema de flutuação dos tanques-rede: os tanques-rede deverão ficar dentro da represa, de tal forma que um metro da sua altura fique mergulhado na água e os 20 cm restantes, flutuando. Para isso, deve-se colocar flutuadores, posicionados na parte superior de duas laterais opostas dos tanques-rede. Os flutuadores podem ser constituídos por bombonas de plástico com capacidade de 50 L, devendo-se utilizar duas em cada lado dos tanques-rede. Este tipo de material é barato, fácil de ser encontrado no mercado e permitirá que os tanques-rede de engorda se mantenham flutuando a, aproximadamente, 20 cm acima do nível da água. Portanto, o volume útil de cada tanque, com estas dimensões, será de quatro metros cúbicos.

Segundo José Eduardo Aracena Rasguido, coordenador do Curso Criação de Tilápias em Tanques-Rede, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, além dos flutuadores, os tanques-rede deverão ser equipados com uma tampa basculante, para facilitar o manejo no interior dos mesmos.

Equipe de Redação 17-06-2013 Piscicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.