Aves ornamentais - mercado promissor, negócio lucrativo

Aves ornamentais - mercado promissor, negócio lucrativo. De fato, o número de criadores de aves - como calopsitas e galinhas ornamentais ou exóticas, tem crescido em todo território nacional.

A cada ano, o número de criadores de aves ornamentais tem crescido em todo território nacional

Aves ornamentais - mercado promissor, negócio lucrativo

Criar aves ornamentais tornou-se um negócio lucrativo, onde o mercado é promissor - com crescimento de 10% ao ano. De fato, o número de criadores de aves - como calopsitas, pavões e galinhas exóticas, tem crescido em todo território nacional. Talvez porque a criação requer custos relativamente baixos - em especial, quando falamos na criação de galinhas ornamentais. Entretanto, os gastos podem variar conforme o tamanho da estrutura pretendida, o número de aves no criatório, as espécies escolhidas e a mão de obra necessária para o bom manejo das aves.

Mas em quais locais as aves ornamentais são comercializadas? Em geral, quem tiver interesse em adquirir essas belas aves deve procurá-las em aviários, lojas agropecuárias e até mesmo pet shops. Feiras e exposições também são um meio infalível de encontrar galinhas ornamentais belíssimas ou calopsitas e pavões. Mas é imprescindível que a comercialização siga as normas estabelecidas pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

De acordo com dados da Abinpet - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, no Brasil, já são mais de 39 milhões de aves domesticadas. E a calopsita é a ave ornamental preferida dos brasileiros por ser doméstica e de fácil manejo.  Mas não podemos nos esquecer das galinhas ornamentais e exóticas - com plumagens belíssimas e porte altivo. Não é à toa que muitos empreendedores as têm ornamentando sítios e fazendas.

Dentre as espécies mais procuradas, temos as galinhas europeias. Dentre elas, a Espanhola ou Cara de Palhaço - com cara branca e plumagem negro-azulada, a Pedrês Portuguesa - com plumagem mosqueada em cinza e branco, e a Yokihama - embora com nome japonês, essa ave é originária da Alemanha, com plumagem vermelha ou branca e cauda preta.

Há também as galinhas exóticas japonesas e chinesas. Temos a galinha chinesa Brahma - com plumagem dourada, prata, perolada, preta, azul ou branca e pés cobertos por plumas (lembrando uma saia), e a japonesa Galinha de Pelo - com volumoso penacho na cabeça e plumagem azul ou branca (lembrando pelo), além de apresentar bico e pés azulados.

Por fim, destacamos as inglesas e americanas. As principais são a Gigante de Jersey - ave de grande porte e altiva beleza, é originaria de Nova Jersey (EUA) - apresenta plumagem em tonalidade verde e ardósia, além do bico negro azulado, e a galinha inglesa Sebright - com porte pequeno (miniatura) e plumagem dourada ou prateada.

Independentemente da espécie de ave ornamental escolhida, além do prazer em criá-las, todas podem gerar um bom faturamento - na criação para fins comerciais. Entretanto, elas precisam de cuidados desde o nascimento - tanto sanitários como nutricionais. Além disso, é preciso primar pelo bem-estar e conforto das aves para que sempre permaneçam saudáveis e viçosas.

Fontes: Canal Rural e Cursos CPT.

Confira os Cursos a Distância da Área Avicultura.

Andréa Oliveira 27-09-2016 Avicultura
""

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.